Com celebrações no Santuário, Festa de Frei Galvão tem início neste sábado em Guará

Shows, gastronomia e atividades religiosas marcam festividade, que neste ano recorda os duzentos anos de morte do primeiro santo brasileiro da Igreja Católica

Festa de Frei Galvão, que tem previsão de início sábado; evento religioso tem programação musical (Foto: Fabiana Cugolo)

Fabiana Cugolo
Guaratinguetá

O sábado (15) em Guaratinguetá será marcado pelo início da Festa de Frei Galvão. As celebrações serão realizadas no Santuário Arquidiocesano de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, no bairro Jardim do Vale até o próximo dia 25, dia dedicado ao primeiro santo brasileiro da Igreja Católica.

A programação conta com liturgia, celebrações e festa no ambiente externo do templo religioso com shows e barracas de comidas típicas. Neste ano, a celebração recorda o bicentenário de morte de Frei Galvão com o tema é “É morrendo que se vive para a vida eterna”.

O início da festa, neste sábado, conta com uma carreata passando por bairros da cidade, com o objetivo de convidar a população para as celebrações. Já no domingo (16), às 8h, em parceria com a secretaria de Esportes do município, será realizada a tradicional Corrida de Frei Galvão.

A programação religiosa, com a novena, começa no domingo e termina no dia 24. As celebrações tem início previsto para às 15h e encerramento às 19h30. Nestes horários, a festa com comidas típicas e brinquedos para as crianças fica aberta ao público.

A agenda cultural do evento conta com apresentação de congadas, shows musicais de cantores da cidade, como, o sertanejo André Moraes e a cantora Ariane Zaine. No dia 23, a festividade também promove uma exposição de carros antigos junto ao sorteio do ‘Fusca do Frei Galvão’, ação que conta com a venda de bilhetes a R$ 10 para o público para concorrer ao veículo.

O assessor de Comunicação do Santuário de Frei Galvão, frei Leandro Costa, destacou em entrevista ao Jornal Atos que outubro é um mês especial para região do Vale do Paraíba, com a Festa de Nossa Senhora Aparecida e a celebração de Frei Galvão. “Esse mês favorece bastante o Santuário de Frei Galvão. O fluxo de pessoas aumenta, estamos percebendo que as pessoas estão retomando, dada a pandemia, nesses dois anos. Agora, as pessoas ficam mais à vontade para participar das grandes celebrações, como percebemos que aconteceu agora com a Basílica de Aparecida”, frisou. “Nossa expectativa é de que o número nos surpreenda em relação ao ano passado, dadas as restrições (da pandemia). Nós tivemos, a festa julina em julho e uma boa participação das pessoas da região. A nossa expectativa, em uma somatória dos dez dias de festa, é de cinquenta mil pessoas tendo passado pelo Santuário, sendo elas, da região e também os romeiros”, completou.

A programação completa da Festa de Frei Galvão 2022 está disponível no site da Prefeitura, o guaratingueta.sp.gov.br.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?