Com baixa procura por biometria, cartórios investem série de plantões

Exemplos do ritmo reduzido, Aparecida, Potim e Roseira somam 69 mil habitantes com apenas 40% dos eleitores cadastrados na Justiça Eleitoral

Eleitor participa de cadastro biométrico; procura na região é baixa (Foto: Reprodução EBC)
Eleitor participa de cadastro biométrico; procura na região é baixa (Foto: Reprodução EBC)

Jéssica Dias
Leandro Oliveira
Região

A baixa procura pela biometria preocupa os cartórios eleitorais na RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba). Com obrigatoriedade em 478 municípios paulistas, o novo sistema da Justiça Eleitoral tem prazo estipulado para registrar as impressões digitais até o dia 19 de dezembro. Mas a expectativa é de que não serão poucas as cidade que podem ter problemas no cadastramento entre as 32 cidades na região participantes.

O eleitor que não registrar pode ter o título cancelado, além de penalidades como ficar impedido de tirar passaporte, tomar posse em cargo público e o CPF anulado. Entre os municípios que recebem a biometria estão Aparecida, Cachoeira Paulista, Canas, Cruzeiro, Caraguatatuba, Guaratinguetá, Lavrinhas, Lorena, Pindamonhangaba, Potim, Roseira, Silveiras e Ubatuba.

O Cartório Eleitoral de Aparecida abrange, além da própria cidade, Potim e Roseira. A procura pela biometria até o fim de junho é baixa, mesmo com pontos de cadastros nos três municípios. A falta do cadastramento pode levar a perda do título de eleitor e desabilitação do direito ao voto nas próximas eleições.

Somando 69.014 habitantes, as três cidades contam com menos da metade dos moradores que realizaram o cadastramento biométrico. Apenas 40% dos eleitores compareceram para fazer o cadastro. Segundo a técnica judiciária do Cartório de Aparecida, Ana Carla Carvalho, faltam mais de 60% de eleitores para fazer a biometria.

Em Potim, 55% dos eleitores ainda não fizeram o cadastro biométrico. Percentual que representa 6,7 mil dos 12 mil eleitores do município. Em Aparecida a adesão é ainda menor, 60% dos 28,5 mil eleitores não fizeram o cadastramento obrigatório. Em Roseira, restam ainda cinco mil eleitores, que totalizam 58% de ausência até o momento. “Eu acredito que as pessoas não estão se ligando na importância de ter o título estão achando que o título é só para votar, mas na verdade o cancelamento do título impede várias outras coisas, inclusive ter os benefícios de aposentadoria suspenso”, explicou Ana Carla.

Buscando chamar atenção da população, os cartórios investem em plantão aos sábados e horário estendido, com mutirões mensais das 8h às 13h, divulgação nas rádios das cidades e carro de som nas ruas.
Além dos plantões, as cidades mantêm postos diários. Em Potim foi aberto um ponto de atendimento no começo do ano, na secretaria municipal de Educação, à avenida Rio Grande do Sul, nº 45, no Jardim Alvorada, das 8h30 às 17h. Em Roseira, o ponto de cadastro é em frente à rodoviária da cidade, das 9h às 16h, enquanto em Aparecida, o cadastramento deve ser feito no próprio Cartório Eleitoral, à praça Victor Coelho de Almeida, nº 342, no Jardim São Paulo. O atendimento é feito de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 18h. O eleitor que deseja saber os pontos de atendimento da sua cidade pode entrar no site da Justiça Eleitoral, tse.jus.br.

O processo para a biometria dura cerca de 15 minutos. São colhidas as digitais de todos os dedos, depois é feita uma foto e, por último, o preenchimento dos dados. O eleitor deve apresentar comprovante de endereço em nome do eleitor, podendo ser contas de água, luz, telefone ou celular recentes, de no mínimo três meses; RG, carteira de trabalho, certidão de nascimento ou de casamento; comprovante de quitação do serviço militar (homens com idade entre 18 e 45 anos) para o primeiro título; título de eleitor e comprovantes de votação, se tiver.

Apesar da agilidade no processo, a chefe do Cartório Eleitoral, Gisele Rodrigues, revelou preocupação. “Tem que aproveitar agora que está tranquilo, porque no fim do ano, vai ter muita gente fazendo o cadastro. A princípio o prazo é 19 de dezembro, mas tendo em vista o grande número de eleitores que ainda faltam, a gente pede para a população ter compreensão e comparecer o quanto antes”, contou.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?