Com aumento de casos positivos, Guaratinguetá intensifica combate à dengue

Ação municipal foca em imóveis que possuem pendência de fiscalização; operação de vistoria ocorre em sete bairros nesta semana

Agente de vetores durante ação de combate a dengue em Guará; cidade tem aumento de contaminados (Foto: Reprodução PMG)

Da Redação
Guaratinguetá

Tentando conter o crescimento de casos de dengue em Guaratinguetá, a Prefeitura lançou na última segunda-feira (11) uma ação de intensificação de vistorias a imóveis em diversos pontos da cidade. Denominado “Patrulha Contra Dengue”, o programa busca fiscalizar propriedades em que os agentes municipais anteriormente não conseguiram ter acesso.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Guará, a equipe de Controle de Vetores percorrerá até a próxima sexta-feira (16) dezenas de imóveis distribuídos pelos bairros: Campo do Galvão, Jardim Bela Vista, Jardim Independência, Jardim Primavera, Pedregulho, Vila Angelina e Village Mantiqueira. As casas e pontos comerciais selecionados apresentam pendências de fiscalização no sistema da Vigilância Epidemiológica, seja por estarem fechados no momento da operação ou pelo fato de seus proprietários se recusarem a atender os profissionais.

Apesar de não informar o número exato, a Vigilância Epidemiológica revelou que quase a metade dos imóveis da cidade se encontram em situação pendente. O fato tem dificultado a eliminação de criadouros do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, em diversos pontos do município.

Sem data prevista de encerramento, a “Patrulha Contra Dengue” é promovida de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Além de destacar a necessidade da ação, o coordenador do Controle de Vetores da Vigilância Epidemiológica, José Eduardo Barbosa, fez um apelo à população. “Queremos contar com ajuda de cada morador no combate à dengue, por isso pedimos que recebam as equipes de Controle de Vetores em suas residências. Em caso de dúvida, os proprietários podem entrar em contato com a Vigilância, que confirmará a identidade dos profissionais. Proporcionado ainda mais segurança, a programação semanal de ação nos bairros é divulgada nas redes sociais oficiais da Prefeitura”.

De acordo com o Executivo, a cidade contabiliza quarenta casos de dengue ao longo deste ano, sendo 39 autóctones (contraído no próprio município) e um importado (contraído em outra cidade). O montante de casos é 37% superior ao do mesmo período do ano passado, que foi de apenas 29.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?