Cidades da região recebem respiradores para ampliar atendimento

Medida possibilita criação de leitos de UTI; com mais de 1,7 mil casos, RMVale recebe cinquenta aparelhos

Entrega de novos respiradores em Aparecida; Estado distribui 167 aparelhos para reforçar Saúde de 43 municípios (Foto: Reprodução PMA)

Lucas Barbosa
RMVale 

Com a meta de proporcionar condições para a ampliação leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) no interior em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Governo do Estado iniciou nesta quarta-feira (15) a distribuição de 167 respiradores para 43 municípios. Na RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte), além de Aparecida e Caraguatatuba, a iniciativa contemplou também Cruzeiro, Guaratinguetá e Lorena.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, a escolha das cidades da RMVale que receberão ao todo cinquenta aparelhos, foi realizada de forma técnica, levando em conta os locais com maior demanda de internações por Covid-19 e estrutura para a abertura de novos leitos.

A chegada dos aparelhos na região foi comemorada pelo prefeito de Guará, Marcus Soliva (PSB), que anunciou num vídeo, publicado em sua página na rede social Facebook, que a cidade recebeu 13 respiradores, sendo que sete foram destinados ao Hospital Maternidade Frei Galvão e seis à Santa Casa.

Soliva revelou ainda que os novos equipamentos propiciarão que o número de leitos de UTI na cidade salte de 18 para 31, representando um aumento de 72%. De acordo com a Prefeitura, atualmente 16 leitos de UTI estão ocupados, correspondendo a um preocupante índice de 88%. Já dos 33 leitos de enfermaria, 19 abrigam pacientes.

Até a tarde desta quarta-feira, Guará contabiliza 296 moradores infectados, sendo nove mortos, 162 em isolamento domiciliar, 109 recuperados e 16 internados.

Contemplada com dez respiradores, a Prefeitura de Cruzeiro informou que os aparelhos foram destinados à Santa Casa para reforçarem a estrutura de atendimento às vítimas da pandemia. Atualmente, o hospital conta com dez leitos de UTI, sendo que sete estão ocupados, representando uma taxa de 70%.

Já dos 72 leitos de enfermaria, distribuídos entre a Santa Casa e o Cisa (Centro Integrado de Saúde), 32 estão com pacientes.

Dos 117 casos confirmados de Covid-19, Cruzeiro registra dez mortes, 94 curados, nove internados e oito em isolamento domiciliar.

Também beneficiada com dez aparelhos, Lorena não deverá ter a ampliação de leitos na Santa Casa já que de acordo com a secretaria de Saúde os equipamentos serão utilizados para a estabilização de pacientes.

O município possuí trinta leitos de UTI, sendo vinte na Santa Casa e dez no hospital particular Unimed. Até a tarde desta quarta-feira, 14 dos leitos estavam ocupados, representando uma taxa de 46%.

Com 205 moradores infectados, Lorena contabiliza 11 óbitos, 177 pacientes recuperados e dez em isolamento domiciliar.

Já Aparecida, recebeu sete respiradores que serão implantados na Santa Casa. De acordo com a Prefeitura, o hospital possuí oito leitos equipados com respiradores, mas no momento nenhum deles abriga pacientes. Com a chegada dos novos aparelhos, o município
passará a contar com 15 leitos destinados a casos graves da doença.

Segundo o mais recente boletim epidemiológico de Aparecida, a cidade tem 74 moradores infectados, sendo dois mortos, 33 em isolamento domiciliar e 33 recuperados.

Único município do Litoral Norte contemplado, Caraguatatuba receberá dez aparelhos, que reforçarão os atendimentos no Hospital de Campanha.

Com quarenta leitos de UTI, a cidade tem 21 pacientes internados em estado grave, representando uma taxa de ocupação de 54%.

Dos 563 casos confirmados da doença, Caraguá teve 41 mortes. Em contrapartida, já foram descartados 28 óbitos suspeitos.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?