Cidades da região garantem transporte público gratuito no segundo turno

Pinda e Guará anunciam gratuidade no transporte de eleitores; Caraguá e Lorena não seguem a decisão

O transporte público de Pinda, que está entre os isentos de tarifa, para a votação deste domingo; recomendação do STF (Foto: Arquivo Atos)

Bruna Silva
RMVale

De olho na eleição para o segundo turno ao Governo do Estado e à Presidência, mais de trezentas cidades do país têm anunciado a disponibilização gratuita do transporte público para facilitar o translado doe leitor. Na região, boa parte das prefeituras decidiram seguir a norma, entre elas, Pindamonhangaba e Guaratinguetá.

Adotando a decisão, Pinda terá gratuidade no transporte público no próximo domingo (30). A medida foi anunciada nesta sexta-feira (28). A medida está em conformidade com o Governo do Estado com respaldo na decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que busca garantir o direito ao voto de todos os brasileiros. A ação foi adotada pelos ministros, ainda na última semana, com foco nas pessoas que possuem dificuldade de acesso aos meios de locomoção. Além disso, busca minimizar a abstenção característica do segundo turno.

O horário de atendimento da gratuidade em Pindamonhangaba será das 7h às 18h. Ao todo, a cidade possui 122 mil eleitores, distribuídos em 68 locais de votação. O serviço será custeado pela gestão municipal.

Ainda nesta semana, o governador Rodrigo Garcia (PSDB) determinou que não haverá cobrança no metrô, CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) e ônibus intermunicipais em todo o estado. A projeção é que o passe livre custe R$ 11,5 milhões aos cofres públicos. “Domingo é o dia da democracia, por isso é justo que todos tenham acesso ao transporte e possam votar com igualdade de condições. Portanto, catraca livre”, destacou o chefe do Executivo Estadual.

Além de Pindamonhangaba, outras cidades da região como Cruzeiro, Guaratinguetá e Taubaté terão transporte público gratuito aos eleitores acima de 16 anos, das 7h às 19h.

A decisão pela isenção da tarifa no transporte público municipal segue a recomendação do Supremo Tribunal Federal (STF). A Prefeitura de Guaratinguetá (que conta com serviços da empresa Oceâno) disponibilizou os horários das linhas do transporte coletivo específicos pelo link guaratingueta.sp.gov.br/seguranca-e-mobilidade-urbana/transporte-coletivo.

Apesar da decisão, há cidades que não devem seguir a norma, como Caraguatatuba não adotará a medida e Lorena. “A Prefeitura de Lorena informa que, por recomendação do Ministério Público, no dia da eleição (30), a concessionária Utile Transportes manterá as linhas do transporte coletivo em funcionamento normal, das 7h às 17h30. A gratuidade no transporte permanecerá sendo ofertada para idosos com 65 anos ou mais, mediante a apresentação de carteirinha e para pessoas com deficiência (trecho da nota)”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?