Chuvas causam transtorno na Vila Bela

Jardim do Vale e Engenheiro Neiva também sentem reflexos de tempestade de quinta-feira

Rua tomada pela água após chuva que castigou a Vila Bela (Foto: Leandro Oliveira)
Rua tomada pela água após chuva que castigou a Vila Bela (Foto: Leandro Oliveira)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

As fortes chuvas que caíram sobre Guaratinguetá nesta semana trouxeram prejuízo e dor de cabeça para moradores de diversos bairros. A tempestade de quinta-feira foi a mais intensa e deixou vários pontos da cidade debaixo d’água. Jardim do Vale, Engenheiro Neiva e Vista Alegre foram bastante afetados. A situação da Vila Bela, que já era crítica, se agravou.

Moradores do bairro já tinham se queixado no início da semana de alagamentos sempre que chove com mais intensidade na região. Até quarta-feira, a situação era caótica em alguns pontos da Vila Bela, que registraram acúmulo de água e muita lama. “Qualquer chuva já nos prejudica muito. A água fica empoçada, e quando baixa, é um lamaçal. A Prefeitura já prometeu melhorias, mas não fez nada até agora”, contou Inácio Costa, que morador.

Cléber Santos mora no bairro e trabalha em Lorena. Ele contou que a situação não é pontual e quem passa pela região sofre com os reflexos da chuva há tempos. “Quem precisa pegar ônibus, tanto para ir para o Centro como para Lorena, tem que andar no meio do barro. Quem tem carro, dependendo da condição das ruas, pode ficar prejudicado. Falta drenagem ou alguma coisa feita para prevenir esses estragos”.

Em outros bairros da cidade, a situação também ficou caótica. No Jardim do Vale, bocas de lobo ficaram entupidas e as ruas permaneceram cheias de água. Próximo do bairro, no Jardim Esperança e nas Chácaras Agrícolas, o acúmulo de água também foi grande. Pedestres e motoristas que precisaram passar pelos locais tiveram dificuldades.

No Vista Alegre, a chuva também foi intensa, mas a maior preocupação foi o vento forte. Foi registrada queda de árvore sobre um carro, mas ninguém ficou ferido. A situação no Engenheiro Neiva foi parecida. Foram registradas ocorrências sem gravidades, causadas pelo vento. Algumas casas ficaram destelhadas e árvores também caíram.

A Prefeitura de Guaratinguetá foi procurada para responder sobre os problemas enfrentados pelos moradores da Vila Bela. Em nota, o Executivo informou que está aguardando liberação de recursos do Governo Federal para abertura de licitação de obras de drenagem e pavimentação das ruas Augusto dos Anjos, Guimarães Rosa, Aluísio de Azevedo e Graciliano Ramos. “Esses recursos estão vinculados a convênio assinado pelo prefeito Francisco Carlos e o então Ministro da Integração Nacional, Gilberto Ochi. Toda documentação já foi enviada para o Ministério da Integração Nacional. Na rua Jorge Amado, obra realizada por particular vem causando problema de alagamento decorrente de águas pluviais”.

A nota informa ainda que a Defesa Civil compareceu ao local na última sexta-feira para avaliar a situação. “A secretaria de Obras também já se encontra em gestões junto ao proprietário do imóvel para sanar a questão”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?