Câmara aprova circulação de ônibus dois anos mais velhos no transporte coletivo em Guará

Proposta amplia vida útil de cada veículo e proposta dividiu opiniões na cidade; incidente com porta de carro eleva debate

Transporte público em Guaratinguetá durante serviço; ônibus em mau estado causa críticas por parte de moradores (Foto: Arquivo Atos)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

A Câmara de Guaratinguetá voltou a ter uma votação polêmica ao aprovar, com três votos contrários e sete a favor, que os ônibus do transporte coletivo municipal passem a circular com idade superior em dois anos ao que era estipulado no início do contrato de prestação de serviços entre a Prefeitura e a empresa Rodoviário Oceano. Um dia após a liberação, um carro da frota virou alvo de críticas, após a porta de acesso despencar durante uma viagem.

O projeto do Executivo muda a redação do artigo 22 da lei municipal e amplia em dois anos a vida útil de cada ônibus. Antes, cada veículo precisava ter de forma obrigatória no máximo oito anos de vida útil. A idade média da frota deveria ser de seis anos. Com a alteração, os ônibus terão idade média de oito anos e a idade máxima permitida para cada veículo é de dez anos.

No plenário, apenas dois vereadores se manifestaram. Ambos eram contra a proposta. Fabrício Dias (MDB) e Nei Carteiro (MDB) contestaram a alteração. Além deles, Marcelo da Santa Casa (PSD) também votou contra. Os votos a favor foram de Márcio Almeida, Dani Dias e Pedro Sannini, todos do PSC, Orville Teixeira e Marcelo Coutinho ‘Celão’, do PSD, Vantuir Faria (MDB) e Alexandra Andrade (PL).
“O cidadão já tem a dificuldade de ter um ônibus de qualidade, que não dê problema. Então vai traduzir num prejuízo a mais para a população? Eu vejo que o Executivo tem que ter o olhar do equilíbrio econômico, previsto em própria lei. Mas não entendo quando ele não observa a necessidade do cidadão também”, criticou Nei Carteiro.

O projeto segue para sanção do prefeito Marcus Soliva (PSC), que deve ocorrer nos próximos dias. A alteração no tempo de vida útil dos ônibus ocorre três anos depois da Prefeitura e da Empresa Rodoviário Oceano terem assinado o contrato de prestação de serviços do transporte coletivo para 15 anos.

Incidente – Em meio ao debate sobre a vida útil de veículos do TUG, nesta semana, a porta de um ônibus se soltou durante o trajeto de uma das linhas. Alguns funcionários da empresa tentaram recolocar a porta, mas não tiveram sucesso. A secretaria de Mobilidade Urbana notificou a empresa Oceano para prestar esclarecimentos em 24 horas. Um processo administrativo será aberto para analisar o que pode ter ocorrido e para que medidas sejam tomadas.

Por nota, a Oceano informou que opera o serviço desde 2006 em Guaratinguetá e fato como este nunca havia ocorrido. “O veículo envolvido no incidente foi fabricado no ano de 2014, e estava em operação no período da manhã, numa linha rural, com terreno acidentado, causando bastante trepidação. Isso pode ter colaborado com o incidente no começo da tarde (trecho da nota)”.

O comunicado informa ainda que, assim que a empresa tomou conhecimento da ocorrência, sem vítimas, foi instaurada sindicância interna para melhorar a análise dos fatores determinantes que a desencadearam. “Outrossim, como medida preventiva, foi adotado um plano de ação para vistoria e reaperto de todas as portas dos veículos que compõe a frota do transporte urbano do município”, concluiu a Oceano.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?