Balizas na avenida João Pessoa reforçam segurança de ciclistas em Guará

Equipamentos são implantados em pontos da ciclovia do bairro que registraram acidentes fatais recentes

Balizas instaladas na avenida João Pessoa; ciclistas comemoram o reforço de segurança no local (Foto: Leandro Oliveira)

Da Redação
Guaratinguetá

Quem passa pela avenida João Pessoa, que conecta o bairro Pedregulho ao Centro de Guaratinguetá, notou que em boa parte da ciclovia há balizas instaladas. Os equipamentos reforçam a segurança dos ciclistas que pedalam diariamente pela via, principalmente nos horários de pico, no período da manhã e fim de tarde.

A segurança foi reforçada do início da avenida, nas proximidades da Câmara e na curva, local onde duas pessoas morreram após acidentes.

As balizas sinalizadoras foram instaladas na avenida após a morte de dois ciclistas. Em junho de 2022, um homem de 49 anos e uma mulher, que pedalavam, foram atingidos por um carro que saiu do curso da avenida e acertou os dois no espaço exclusivo para ciclistas. O homem morreu e a mulher foi socorrida ao Pronto Socorro.

Antes disso, em dezembro de 2021, outra ciclista foi atingida por um motociclista que transitou pela ciclovia e a acertou. A vítima morreu no local, antes do resgate chegar. Os dois casos levantaram um debate sobre a segurança viária para os ciclistas que passam diariamente pela João Pessoa, uma das mais movimentadas da cidade. “A gente quer prudência dos motoristas e atenção com ciclistas e pedestres”, destacou Ana Flávia, que utiliza a via. “Ficou melhor assim, eu me sinto mais segura”.

A afirmação da ciclista de 32 anos, que usa a ciclovia da avenida para ir e voltar do trabalho, no Centro da cidade, ganhou coro de usuários da via, atendidos com a instalação de obstáculos que reforçam a segurança do local.

Em 2022, o assunto virou pauta na Câmara da cidade. A vereadora Dani Dias (PSC) apresentou um requerimento e pediu que a secretaria de Mobilidade Urbana reforçasse a segurança dos ciclistas na via, após os acidentes fatais. O pedido foi atendido e os equipamentos de segurança foram instalados na primeira quinzena do ano.
“Essa sinalização não é um obstáculo, não tem a função de obstruir, de reter ou impedir que o motorista entre na ciclofaixa. Ela funciona semelhante a um cone de sinalização, não segura o veículo”, destacou o subsecretário de Mobilidade Urbana, Rafael Vieira. “Mas já estamos tendo bons resultados com essa implantação pela melhoria da sinalização, a visibilidade do motorista gera essa segurança”.

O subsecretário destacou que a escolha pela avenida se deu devido ao grande fluxo de veículos, como carros de passeio, motocicletas, caminhões, ônibus e também as bicicletas.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?