Apresentação de sambas neste sábado esquenta pré-Carnaval em Guará

Lançamento oficial abre eventos promovidos pela Oesg e escolas de samba, em ano de retorno dos desfiles competitivos

Porta-bandeira no Carnaval de Guaratinguetá; cidade tem apresentação de sambas-enredo neste sábado (Foto: Arquivo Atos)

Da Redação
Guaratinguetá

O silêncio da passarela do samba mais tradicional do Vale do Paraíba dará espaço para os tamborins. Após dois anos sem desfiles competitivos, Guaratinguetá volta a realizar o Carnaval em 2023. Todas as seis principais agremiações estão confirmadas para a edição deste ano e apresentarão no próximo sábado (14) os sambas-enredo oficiais.

A festa de Guaratinguetá é conhecida como o principal circuito de escolas de samba da região e um dos maiores de todo o interior paulista. Para este ano, o repasse para cada agremiação, por parte da Prefeitura, será de R$ 75 mil.

As escolas precisam realizar projetos, como apresentação de projetos sociais, gravação do samba-enredo, criação de desenhos e fotos de fantasias e alegorias, os desfiles e até a retirada dos carros alegóricos e demais alegorias da Avenida após o Carnaval. Caso não seja cumprida alguma das etapas, a agremiação deixa de receber uma parte do repasse.
“Após várias reuniões, e agora virando o ano começam (as escolas) a percorrer os vários compromissos, que no final das contas totalizam o valor de R$ 75 mil, que são as etapas do edital de chamamento público”, destacou o presidente da Oesg (Organização das Escolas de Samba de Guaratinguetá), Tiago Domingos.

Segundo Domingos, as escolas têm feito um trabalho muito bom de acordo com o seguimento do planejamento da Oesg, montado logo após as apresentações das agremiações no Recinto de Exposições no ano passado, substituindo os desfiles na avenida Presidente Vargas, devido à pandemia da Covid-19.

O planejamento deste ano começa com o lançamento oficial dos sambas enredo, que será realizado neste sábado (14), na sede da escola Acadêmicos, no bairro Campo do Galvão. “Nós fizemos a gravação em um estúdio que grava a Série Ouro do Rio de Janeiro. Conseguimos através de uma parceria com o Proac (Programa de Ação Cultural), de São Paulo, depois de uma concorrida seleção, fomos contemplados com a gravação do CD inédito ao vivo”, destacou Domingos.

Guaratinguetá não realiza o desfile competitivo de Carnaval desde 2020. Na ocasião, a Mocidade Alegre do Pedregulho foi a campeã, com o bicampeonato consecutivo. Em 2019 e em 2020, a cidade contou com cinco das seis escolas desfilando. Em 2019, a Embaixada do Morro não foi para avenida e, no ano seguinte, a Beira Rio não desfilou. Para este ano, a expectativa é que todas as seis voltem à Passarela do Samba.

Nos dias 21 e 22 de janeiro serão escolhidas a rainha, mini-rainha, shows das baterias, grupos de pagode e formação da corte do Carnaval. Em fevereiro, nos dias 3 e 10, serão realizadas as serestas carnavalescas, com apresentação da Banda de Marchinhas e três escolas de samba em um fim de semana e outras três agremiações no outro final de semana.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?