Após polêmicas, Oesg e Prefeitura iniciam organização do Carnaval de Guará

Com descarte do Recinto de Exposições, desfile pode ser realizado próximo à FEG; nova reunião deve definir custos

O Recinto de Exposições, que foi o primeiro ponto escolhido pela Prefeitura para receber os desfiles do Carnaval, mas acabou rejeitado (Foto: Arquivo Atos)
O Recinto de Exposições, que foi o primeiro ponto escolhido pela Prefeitura para receber os desfiles do Carnaval, mas acabou rejeitado (Foto: Arquivo Atos)

Da Redação
Guaratinguetá

A organização para o Carnaval de Guaratinguetá teve início na última segunda-feira. Uma reunião entre a Oesg (Organização das Escolas de Samba de Guaratinguetá), presidentes das agremiações, prefeito Francisco Carlos Moreira (PSDB) e secretários de Turismo, Cultura, Fazenda e Comunicação foi realizada para a criação da Comcar (Comissão de Carnaval).

Em entrevista a uma rádio regional, o diretor de Comunicação da Oesg e membro da Comcar, Tiago Domingos, afirmou que o local em estudo para o desfile carnavalesco é a rua Antonio Ribeiro da Cunha, próximo a FEG. “Nós fizemos uma visita para que fossem tiradas algumas dúvidas com relação à metragem, o mapeamento do local. O local, para as escolas de samba, é bastante acessível aos foliões, próximo aos barracões de alegorias. Não vai atrapalhar, na verdade, o fluxo de trânsito da cidade no período de carnaval, a Avenida é plana, enfim, tem todos os requisitos para que seja feito o desfile”.

Em 2016, uma decisão do TCE (Tribunal de Contas do Estado) impediu o repasse de subvenção às agremiações, o que fez com que as escolas decidissem não participar do Carnaval. Durante esta primeira reunião, presidentes e organização das escolas já demonstraram interesse em receber um aporte financeiro para o próximo Carnaval.

Como o desfile não foi concretizado nos últimos dois anos, Tiago reforçou que muitas das escolas têm material para ir para a avenida. “Muitas delas (agremiações) já têm alas confeccionadas, já adquiriram e confeccionaram esculturas para alegorias, já deram todo o andamento para um carnaval que não ocorreu nesses dois anos”.

Após o apontamento do TCE, a Prefeitura de Guaratinguetá ficou impossibilitada de fazer o repasse de subvenção. De acordo com o secretário de Turismo, Célio Leite, a administração vai se reunir novamente com as agremiações e a Comcar para ver de que forma as escolas podem levantar o dinheiro necessário para a produção do evento. “Isso já foi discutido e já há o impedimento do repasse de recursos para as escolas de samba, como já foi até exaustivamente discutido pelo Tribunal de Contas. Já houve essa determinação, e nesse sentido, enfim, fica bastante complicado ter esse modelo de repasse, mas estão estudando outras viabilidades como a realização de eventos em parceria com a Prefeitura”.

“A gente tem o próprio espaço do Recinto de Exposições que pode ser utilizado pela Oesg para poder se realizar eventos, com a condição inclusive para se levantar recursos para as escolas de samba”, sugeriu o secretário.
Em 15 dias uma nova reunião deve ser marcada para tratar de custos estruturais e aporte técnico para os trabalhos iniciais das Escolas de samba da cidade.

Recinto – Ainda no início deste ano, a Prefeitura de Guaratinguetá manifestou interesse em transformar o Recinto de Exposições da cidade em uma arena multieventos, e com isso transferir o desfile para o local. No entanto, a mudança para o Recinto de Exposições foi descartada momentaneamente devido às adequações necessárias. “Por uma série de condições que foram discutidas com a Oesg que, a princípio, ficam difíceis de serem cumpridas já para o carnaval de 2017, enfim, vários fatores. E, num bom entendimento com a própria Oesg, a gente está estudando esses outros espaços ”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?