Anônima, lista pede boicote a comerciantes e personalidades de Guará após vitória de Lula

Empresários, políticos e até líderes comunitários da cidade são citados em documento para impedir consumo ligado a nomes que teriam predileção a campanha do PT

Centro comercial de Guará; comerciantes são vítimas de lista anônima para boicote contra voto em Lula (Foto: Fabiana Cugolo)

Da Redação
Guaratinguetá

Protestos, paralisações, bloqueios de estradas. Parece que a eleição à presidente, vencida por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no último domingo (30) não deve sair do foco de discussões e ataques por um bom tempo. Uma lista anônima de boicote a diversos nomes de personalidades, empresários e estabelecimentos comerciais de Guaratinguetá está circulando em redes sociais, incentivando o boicote a “petistas da cidade”. A mensagem vem sendo compartilhada no WhatsApp desde a última segunda-feira (31) e foi repostada no Instagram por usuários que a receberam.

Na lista constam nomes ligados a setores diversos, incluindo políticos e líderes comunitários, além de microempresários, proprietários de estabelecimentos comerciais da cidade e lideranças religiosas. “Eu recebi essa lista de uma colega, que recebeu de uma terceira pessoa, que também recebeu de outra, ou seja, a lista está sendo divulgada em massa, mas não sei afirmar quem iniciou a divulgação”, contou a advogada Lívia Pena, que recebeu o conteúdo na quinta-feira (3).

Um morador, que pediu para não ter o nome divulgado, afirmou ter recebido o mesmo conteúdo, mas que ele não deu importância por achar ser “algo sem relevância”, mas ficou espantado quando viu que em outras cidades tem ocorrido o mesmo. “Não sei se pode prejudicar algum comerciante de fato, mas do modo como tudo está polarizado, é algo que passa a chamar atenção pois já vem sendo feito em outras regiões”.

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) da Subseção de Guaratinguetá e Cunha emitiu uma nota de repúdio, destacando as “agressões verbais e criminosas, proferidas em desfavor da dignidade, decoro e honradez dos advogados e advogadas que foram vítimas de crimes de diversas naturezas, com violação de princípios constitucionais de liberdade de expressão e opiniões, de procedimentos antidemocráticos, quanto à livre manifestação de suas convicções e ideias quanto às eleições para Presidência da República, em desrespeito a dispositivo normativo federal na esfera civil, como a lei geral de proteção de dados e na esfera criminal, quanto as leis penais”.

A OAB Guaratinguetá informou ainda que repudia com veemência todas as expressões de desrespeito a todas as formas de violência contra advogados e advogadas e que providências civis e penais estão sendo articuladas pela Comissão de Prerrogativas dos Advogados a Entidades Políticas, Ministério Público e Judiciário para apuração das responsabilidades e aplicação das penalidades impostas aos ofensores.

Até o fechamento desta matéria, a autoria da lista continua anônima.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?