Alex Pombo volta ao tatame em busca vaga olímpica

Judoca de Guaratinguetá vai disputar o Grand Slam de Paris

Atleta não competia desde agosto devido lesão no ligamento colateral do joelho (Márcio Rodrigues)
Atleta não competia desde agosto devido lesão no ligamento colateral do joelho (Márcio Rodrigues)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

Próximo de assegurar uma vaga nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o judoca Alex Pombo volta a competir no início de fevereiro. O atleta guaratinguetaense acabou de retornar do Grand Prix de Havana e vai representar o Brasil na edição de Paris do Grand Slam Mundial de Judô. Pombo, que lidera o ranking nacional na categoria até 73 Kg pode carimbar a vaga à Olimpíada se ficar entre os primeiros na etapa francesa do mundial.
Nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, do ano passado, Alex Pombo foi o único judoca a não conquistar uma medalha. Isso porque os outro 13 judocas brasileiros na disputa asseguraram ao menos uma medalha de bronze, e na disputa pelo terceiro lugar, Pombo acabou lesionando o ligamento colateral do joelho direito e ficou de fora do resto da temporada.
Recuperado e disposto a enfrentar um novo desafio pela frente, Alex Pombo competiu na última semana na edição de Havana do Grand Prix. O judoca conseguiu vencer na primeira fase, com um estrangulamento sobre Artur Margelidon, do Canadá. Mas, na segunda rodada, o atleta de Guaratinguetá sofreu um ippon de Emmanuel Nartey, de Gana, e acabou eliminado.
Sem medalhas em Cuba, Pombo deposita todas as fichas na etapa de Paris do Grand Slam Mundial, já que tanto a competição de Havana como a da capital francesa contam pontos para o ranking da modalidade. Líder na categoria ate 73 kg, a diferença para os outros judocas brasileiros diminuiu. Entre os atletas de mesmo peso do mundo, Pombo está em 22º lugar. Para conquistar a vaga para os Jogos do Rio e ter adversários, teoricamente, mais tranquilos, ele precisará pontuar no Grand Slam de Paris e ficar entre os primeiros colocados.
De volta ao Brasil, Alex Pombo retornou para Belo Horizonte, onde treina no Minas Clube. O judoca viaja com a Seleção Brasileira no próximo dia 4 para Paris. Depois da competição na França, Pombo ainda disputará o Aberto Europeu de Oberwart, na Áustria, entre os dias 13 e 15.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?