Alex Pombo volta ao tatame em busca vaga olímpica
Judoca de Guaratinguetá vai disputar o Grand Slam de Paris

Leandro Oliveira
Guaratinguetá
Próximo de assegurar uma vaga nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o judoca Alex Pombo volta a competir no início de fevereiro. O atleta guaratinguetaense acabou de retornar do Grand Prix de Havana e vai representar o Brasil na edição de Paris do Grand Slam Mundial de Judô. Pombo, que lidera o ranking nacional na categoria até 73 Kg pode carimbar a vaga à Olimpíada se ficar entre os primeiros na etapa francesa do mundial.
Nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, do ano passado, Alex Pombo foi o único judoca a não conquistar uma medalha. Isso porque os outro 13 judocas brasileiros na disputa asseguraram ao menos uma medalha de bronze, e na disputa pelo terceiro lugar, Pombo acabou lesionando o ligamento colateral do joelho direito e ficou de fora do resto da temporada.
Recuperado e disposto a enfrentar um novo desafio pela frente, Alex Pombo competiu na última semana na edição de Havana do Grand Prix. O judoca conseguiu vencer na primeira fase, com um estrangulamento sobre Artur Margelidon, do Canadá. Mas, na segunda rodada, o atleta de Guaratinguetá sofreu um ippon de Emmanuel Nartey, de Gana, e acabou eliminado.
Sem medalhas em Cuba, Pombo deposita todas as fichas na etapa de Paris do Grand Slam Mundial, já que tanto a competição de Havana como a da capital francesa contam pontos para o ranking da modalidade. Líder na categoria ate 73 kg, a diferença para os outros judocas brasileiros diminuiu. Entre os atletas de mesmo peso do mundo, Pombo está em 22º lugar. Para conquistar a vaga para os Jogos do Rio e ter adversários, teoricamente, mais tranquilos, ele precisará pontuar no Grand Slam de Paris e ficar entre os primeiros colocados.
De volta ao Brasil, Alex Pombo retornou para Belo Horizonte, onde treina no Minas Clube. O judoca viaja com a Seleção Brasileira no próximo dia 4 para Paris. Depois da competição na França, Pombo ainda disputará o Aberto Europeu de Oberwart, na Áustria, entre os dias 13 e 15.