Agora administrado por franciscanos, Santuário de Frei Galvão ganha peso em planos do turismo pós-pandemia

Nova administração planeja expandir atendimento aos devotos e peregrinos que passarem pelo local; aumento no número de visitantes é aposta da Prefeitura

Reunião entre secretaria de Turismo e franciscanos, novos responsáveis pelo Santuário de Frei Galvão (Foto: Reprodução PMG)

Fabiana Cugolo
Guaratinguetá 

Uma das principais apostas do turismo de Guaratinguetá para o reforço do setor na retomada da economia pós-pandemia, o Santuário de Frei Galvão passa a ser oficialmente administrado pelos frades da Província Franciscana da Imaculada Conceição a partir do próximo dia 11. Com a mudança, o atendimento aos fiéis será ampliado, com mais celebrações.

Melhorias na infraestrutura da igreja, e o projeto de construção do novo santuário também estarão aos cuidados dos franciscanos. O processo de transição entre Arquidiocese de Aparecida e a Província foi iniciado em setembro do ano passado.

Desde então, os frades já atuam conhecendo a rotina do santuário e atendendo aos devotos. Frei Diego Melo passará a ser o reitor do local, e contará com a colaboração de frei Roberto Ishara. A dupla está a frente de ações de melhorias, como pintura e jardinagem, mutirões envolvendo os franciscanos e a comunidade. As atividades já estariam sendo realizadas, mas acabaram adiadas pelas restrições da pandemia de Covid-19. Mas além do planejamento de ações internas, a parceria com a secretaria de Turismo e Lazer de Guaratinguetá também toma conta das discussões da nova administração do Santuário de Frei Galvão. “Tivemos uma primeira reunião com o secretário de Turismo. Queremos trabalhar em parceria, porque sabemos a importância que tem a devoção a Frei Galvão e o impacto no turismo da cidade. Fomos muito bem acolhidos, e aos poucos vamos estreitando os laços”, contou Frei Diego.

A construção do novo Santuário de Frei Galvão é um projeto considerado promissor para a cidade. A obra conta com o investimento financeiro e liberação de documentos por parte da Igreja. O terreno onde fica o santuário foi doado pela Prefeitura aos religiosos. “Estamos conhecendo a situação aos poucos. Pelo que nos consta a documentação necessária e as licenças estão praticamente concluídas, de tal modo que acreditamos que pode ser que em breve possamos aos menos começar o cuidado com o terreno”, explicou o religioso.

Uma das obras já finalizadas para a melhoria do turismo na região do Santuário Frei Galvão são as vias de acesso à igreja, que receberam pavimentação, sinalização, iluminação, passeio público, paisagismo e ciclovia. Segundo o site do Governo do Estado de São Paulo, o investimento foi de R$ 2,8 milhões, por meio do Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos).

Atividades religiosas devem ser ampliadas no pós-pandemia (Foto: Reprodução SFG)

O secretário de Turismo e Lazer de Guaratinguetá, Mario Augusto Nunes, o Marinho, destacou que a obra deve garantir melhor acesso ao centro religioso. “É toda uma mobilidade para que nós tenhamos o encaminhamento do turista, para que possa visitar o Santuário, beneficiando também todas as ruas paralelas e perpendiculares ao santuário. Com a verba do Dadetur e construção feita pela Codesg (Companhia de Desenvolvimento de Guaratinguetá), pavimentamos essas ruas, levando também qualidade de vida a todos que vivem naquela região”.

Entre as obras concluídas na cidade estão o Espaço Multiuso, local destinado a realização de eventos (em especial os organizados pelas secretarias de Educação e Cultura), a própria secretaria de Turismo com sede já em uso por seus colaboradores e toda sinalização turística na cidade, que recebeu um investimento de cerca de R$ 900 mil, desenvolvida por meio de um processo técnico, beneficiando, além do turismo, a mobilidade urbana.

Outros trabalhos em andamento são a construção da Estação de Turismo, que será o local de parada dos ônibus turísticos, e o Túnel de acesso ao Centro Histórico, que vai interligar o turista da Estação de Turismo aos principais pontos de visitação da cidade. Em fase final estão as obras de revitalização da rua Doutor Martiniano e o Mercado Municipal, que em breve serão retomadas para a conclusão. “A gente está se preparando para retomada pós-pandemia. Continuamos a todo vapor, tanto é certo que obras estão em andamento, para que tenhamos um receptivo à altura. Estamos nos estruturando, atendendo a mobilidade, exigências legais, com guias turísticos que já estão devidamente credenciados”, afirmou o secretário. “Estamos prontos para, no momento da retomada, realizarmos o atendimento necessário aos visitantes”, concluiu.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?