RMVale alcança 2,55 milhões de habitantes em 2019

Balanço de IBGE aponta crescimento populacional na região, a terceira mais populosa no estado

Cidades enfrentam desafio para atender crescimento populacional apontado pelo IBGE (Foto: Arquivo Atos)
Cidades enfrentam desafio para atender crescimento populacional apontado pelo IBGE (Foto: Arquivo Atos)

Letícia Noda
Região

A população da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) atingiu a marca de 2.552.610 habitantes entre 2018 e 2019. Os dados foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na última semana, e apontou taxa de crescimento de 0,96% da população regional, acima da média nacional, de 0,79%.

Com o índice, a RMVale ocupa a 13ª região mais populosa do país, em um grupo de 28 regiões. O ranking é liderado pela Grande São Paulo, com 21,7 milhões de habitantes; em segundo vem a RM do Rio de Janeiro, com 12,8 milhões; seguida pela RM de Belo Horizonte (6 milhões). No estado de São Paulo, a região ocupa a terceira posição, atrás da Grande São Paulo e de Campinas.

Entre os municípios que apresentaram decréscimo na população, Piquete foi a cidade que mais encolheu na região, passou de 13.742 habitantes para 13.657, seguida por Cunha, de 21.639 para 21.547 e Redenção da Serra, de 3.863 para 3.851.

As estimativas populacionais municipais são um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União para o cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios, e são referência para vários indicadores sociais, econômicos e demográficos.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?