Vereador de Cruzeiro quer doar salários para entidades

Promessa de campanha de Paulo Vieira repete escolhas de Soliva em Guará e Dória, em São Paulo

Rafael Rodrigues
Cruzeiro

O vereador Paulo Vieira, durante sessão de posse na Câmara de Cruzeiro; promessa de campanha (Foto: Andreah Martins)
O vereador Paulo Vieira, durante sessão de posse na Câmara de Cruzeiro; promessa de campanha (Foto: Andreah Martins)

O vereador mais bem votado na última eleição em Cruzeiro, Paulo Rodrigues Vieira (PR), anunciou na última segunda-feira, durante a sexta sessão ordinária de Câmara, que irá doar seu salário para entidades assistenciais do município, cumprindo assim uma de suas promessas de campanha. A medida não é inédita.

Em Guaratinguetá, o então vereador (hoje prefeito) Marcus Soliva (PSB), doou seus salários durante o último mandato. Em São Paulo, o prefeito João Dória (PSDB) prometeu doar para uma entidade assistencial a cada mês.

Ao usar a tribuna, Vieira direcionou seu discurso à uma moradora que o apoiou durante a corrida eleitoral, dizendo que vai cumprir o prometido e que só espera uma avaliação jurídica da Casa para que não tenha nenhum problema. “Gostaria que o senhor (presidente) determine providência jurídicas para que sejam suspensos o meu subsídio referente ao meu salário de vereadores. Tenho muito orgulho de dizer isso de frente para uma de minhas eleitoras, que muito me ajudou durante a campanha”, pediu.

Em São Paulo, o prefeito João Dória doou em janeiro um cheque simbólico com o valor de seus vencimentos à AACD (Associação de Assistência à Criança com Deficiência). Vieira disse que a doação dos valores será realizada nos mesmos moldes do chefe do Executivo paulistano.

De acordo com Vieira, antes de realizar a doação, o dinheiro ficará em uma conta bancária até que ele se reúna com um grupo de pessoas, que considera aliados políticos e também líderes de bairros, para definir qual entidade será beneficiada a cada mês.

O vereador contou ainda que a ideia é diminuir os gastos da Câmara, inclusive citando os vencimentos dos vereadores. Apesar da declaração, ele afirmou que não é o momento para propor qualquer projeto que peça a redução salarial dos parlamentares. “Acho que o ideal seria só uma ajuda de custo para os vereadores, mas ainda é cedo para isso. Entretanto, no futuro, as novas legislaturas podem pensar nisso. Atualmente não, pois acho que ainda é cedo, por isso optei por realizar uma atitude individual nesse momento”.

Em Guaratinguetá, o atual prefeito Marcus Soliva (PSB), enquanto ocupava uma cadeira no Legislativo, teve a mesma iniciativa. Ao longo dos quatro anos fez doações para diversas entidades assistenciais da cidade.

De acordo com a assessoria de imprensa de Soliva, ele também nunca declarou alguma medida referente aos salários dos vereadores, e realizava doações mensais para entidades, para contribuir com os serviços que são prestados no município. O Asilo Santa Isabel, a Creche Idalina Guimarães foram algumas das beneficiadas ao longo do mandato de Soliva.

Com a medida do vereador cruzeirense, caso seja confirmada ao longo de todo mandato, resultará em uma doação de aproximadamente R$ 268 mil.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?