Unitau recebe aval estadual para implantar campus em Cruzeiro

Projeta da futura unidade conta com curso de medicina como carro-chefe; instituição de ensino superior pretende iniciar atividades no ano que vem

Projeto de como será o campus universitário para cursos na área da Saúde em de Cruzeiro (Foto: Divulgação Unitau)

Lucas Oliveira
Cruzeiro

O Conselho Estadual de Educação autorizou na tarde da última quarta-feira (4) a Unitau (Universidade de Taubaté) a implantar um campus em Cruzeiro para o oferecimento de cursos na área da Saúde, sendo o de medicina o principal deles.

Realizada na sede do Conselho Estadual de Educação, na capital paulista, a sessão plenária foi acompanhada pelo prefeito de Cruzeiro, Thales Gabriel Fonseca (PSD), e por diversos representantes da Unitau. De forma unânime, os conselheiros, após analisarem uma série de documentos e relatórios técnicos, concederam o aval para que a instituição de ensino superior passe a contar com um campus em Cruzeiro.

Diante à autorização do órgão estadual, a Unitau, que é uma autarquia municipal com cinquenta anos de existência, está liberada a dar prosseguimento ao seu plano de iniciar até o fim do ano que vem suas atividades em Cruzeiro. O campus irá funcionar em um imóvel alugado que está sendo construído ao lado do Hospital Regional de Cruzeiro, que também está em fase de obras, no bairro Vila Juvenal. Segundo informações publicadas pelo jornal OVale de São José dos Campos, a autarquia desembolsará R$ 27,6 milhões pela locação do espaço por um período de dez anos.

O campus de Cruzeiro será o segundo da Unitau fora de Taubaté. Em agosto de 2022, a instituição inaugurou uma unidade em Caraguatatuba que oferece diversos cursos de graduação, sendo o de medicina o principal deles. Segundo a Unitau, a expansão tem como um de seus objetivos contribuir para o aumento do número de médicos atuando no país, principalmente nas regiões interioranas.

Poucas horas após o encerramento da sessão plenária, Thales Gabriel utilizou suas redes sociais para comemorar a autorização concedida pelo Conselho Estadual de Educação. “Essa é uma conquista que vai transformar Cruzeiro, definitivamente, em uma cidade universitária. E acima de tudo, teremos todos os anos profissionais de medicina sendo formados em nossa cidade, o que até mesmo melhorará o sistema de saúde do município. Agradeço especialmente a reitora da Unitau, Nara Fortes, que lutou junto conosco para que esse sonho se tornasse realidade”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *