Temendo epidemia em 2025, Cruzeiro intensifica ações de prevenção à dengue
Prefeitura reforça trabalho de fiscalização a imóveis; cidade contabiliza mais de setecentos casos da doença neste ano
Lucas Oliveira
Cruzeiro
Preocupada com a proximidade do Verão, estação que propicia o aumento de casos de dengue, a Prefeitura de Cruzeiro anunciou na última quarta-feira (4) a intensificação das ações de prevenção e combate à proliferação do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.
Em nota divulgada em suas redes sociais, o Executivo informou que as equipes da Vigilância Epidemiológica e do setor de Controle de Zoonoses ampliaram nesta semana os trabalhos que buscam evitar que a cidade enfrente no ano que vem uma epidemia de dengue, como a registrada em 2020, quando dois moradores morreram e cerca de 1,7 mil foram infectados.
Além de vistorias em casas, pontos comerciais e fábricas, os servidores municipais atuam em ações de conscientização junto à população nas ruas, nebulização por toda a cidade e mutirões de recolhimento de pneus e outros objetos propícios ao acúmulo de água parada.
De acordo com a administração municipal, a intensificação das medidas foi promovida diante da proximidade do Verão, que começará no próximo dia 21, que historicamente cria um ambiente favorável à proliferação do Aedes aegypti devido às altas temperaturas e às frequentes e volumosas chuvas.
Realizadas de forma simultânea em todas as regiões da cidade, as ações preventivas e de combate a criadouros do mosquito seguirão, ao menos, até o encerramento do Verão, no fim de março.
A Prefeitura revelou que neste ano foram registrados 717 casos de dengue em Cruzeiro. Em relação ao trabalho preventivo realizado no período, o Executivo revelou que suas equipes promoveram cerca de 110 mil vistorias em residências, 434 em estabelecimentos que contam com recipientes que facilitam o acúmulo de água parada e quarenta a estabelecimentos com grande circulação de pessoas. Além de 175 mutirões de recolhimento de pneus e outros objetos, o Município realizou também ações de nebulização em 111 pontos da cidade, beneficiando cerca de 17,5 mil famílias.