Projeto cultural leva arte e diversidade para bairros de Cruzeiro
Atrações do Revelando Culturas Itinerantes ocorrem aos finais de semana, com apresentações de artistas locais selecionados pela PNAB
Raphaela Dias
Cruzeiro
Seis bairros de Cruzeiro foram contemplados com atividades culturais gratuitas. O Revelando Culturas Itinerantes, promovido pela Prefeitura, contará com uma programação variada, incluindo teatro, dança e oficinas até o próximo dia 24. As apresentações serão de artistas selecionados pela Pnab (Política Nacional Aldir Blanc).
Para colocar o projeto em prática, o Ministério da Cultura repassou um recurso de R$ 135,6 mil. Segundo a Prefeitura, essa verba será utilizada exclusivamente para o pagamento dos 54 agentes culturais participantes. A infraestrutura do evento ficou por conta do Município, que fornecerá tenda, sonorização, logística de agendamento dos locais, banheiros e bebedouros.
Dentro das determinações estabelecidas pela Pnab, existe a obrigatoriedade da destinação de 25% do valor para ações culturais em áreas periféricas (urbanas e rurais). Desta forma, Cruzeiro selecionou seis diferentes bairros utilizando critérios como maior concentração populacional e adequação de infraestrutura básica, como a existência de áreas com banheiro e água.
Neste sábado, o projeto estará no estacionamento do Paulo Bento, no bairro Várzea Alegre; no campo do KM no domingo (10); no campo e quadra da Nova Cruzeiro no dia 16; na quadra da Vila Novaes no dia 17; no campo da Vila Batista/Parte Alta no dia 23; e na quadra do Itagaçaba no dia 24.
As atrações ocorrerão das 14h às 18h e não há necessidade de inscrição prévia.
O processo de seleção das atividades e profissionais da cultura ocorreu por meio de um edital de credenciamento. Com público estimado de duas mil pessoas, o evento tem como objetivo valorizar o artista cruzeirense, democratizar e ampliar o acesso à cultura, fortalecer a identidade cultural de Cruzeiro e dar mais visibilidade para a diversidade cultural da cidade.
A Prefeitura informou também que o circuito deve continuar nos próximos anos. “É importante levar a cultura em regiões da cidade que precisam receber esse tipo de evento. Por outro lado, os artistas estão sendo reconhecidos e valorizados. Ainda terão uma oportunidade de trabalho. E a economia local acaba sendo beneficiada com esse investimento”, destacou o secretário de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude, José Rogério Martins.
A programação completa do Revelando Culturas Itinerantes está disponível no site da Prefeitura, o cruzeiro.sp.gov.br.