Prefeitura de Cruzeiro inicia serviço de castração animal

Novo atendimento que terá cirurgias realizadas no Cean, era aguardado há mais de seis meses; controle de natalidade

Gato passa por cirurgia de castração; Cruzeiro passa a ter novo serviço (Foto: Jefferson Chalegre)
Gato passa por cirurgia de castração; Cruzeiro passa a ter novo serviço (Foto: Jefferson Chalegre)

Rafael Rodrigues
Cruzeiro

Depois de mais de seis meses de espera, desde o anúncio da chegada de um veículo para castração de animais, a Prefeitura de Cruzeiro dará início ao serviço. Apesar da expectativa em torno do castramóvel, as cirurgias serão feitas no Cean (Centro de Apoio ao Animal), responsável pelo atendimento e acolhimento dos animais.

A unidade está cadastrando os interessados em castrar gatos e cachorros na cidade. De acordo com a administração, a ação prevê o controle de natalidade desse grupo de animais por meio de esterilização cirúrgica, conforme a lei, de forma também a evitar as situações de abandono nas ruas.
A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de Cruzeiro, Hevelyn Sígolo, justificou a demora pela burocracia documental para conseguir a documentação necessária para o funcionamento do serviço. “O processo foi lento por causa das burocracias, e não era só o castra-móvel, mas também o centro cirúrgico dentro do nosso Centro, e tivemos que arrumar toda documentação no Conselho dos Veterinários, e só nesse mês conseguimos a documentação necessária”.

Ela explicou ainda como serão feitas as castrações. Segundo a secretária, o serviço será oferecido somente no Cean. “As castrações não serão feitas dentro do castra-móvel porque queremos utilizar o veículo uma vez por mês para ir até um bairro específico para que a gente castre em um fim de semana cem animais, entre sábado e domingo”, explicou.

Os donos dos animais devem solicitar a castração de seus cães e gatos acessando o site da prefeitura. Lá, deverão acessar o link do Cean na sessão “Serviços ao Cidadão” preenchendo o formulário com os dados do responsável e do animal, e aguardar o contato para a confirmação de data e horário.
As castrações serão realizadas por ordem de inscrição. No dia do procedimento, o dono deve obrigatoriamente comparecer portando RG (o mesmo informado no cadastro) e um comprovante de residência.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?