Potim, Cruzeiro e Caraguá registram casos de variante Delta

Secretarias monitoram familiares de diagnosticados; laudos ampliam contaminações confirmadas

Vacinas contra Covid-19 seguem em estudo para eficácia no combate a variante Delta; casos confirmados na região (Foto: Reprodução EBC)

Leandro Oliveira
RMVale

Três casos elevaram os números de contaminações confirmadas da variante Delta, uma das mutações genéticas da Covid-19. Caraguatatuba, Cruzeiro e Potim anunciaram quatro casos. Na região, cinco municípios já registraram contaminações.

Um homem de 46 foi diagnosticado com a variante em Potim. O morador da cidade não teve sua identidade revelada, mas a secretaria de Saúde confirmou que ele esteve fora recentemente, sem indicar a cidade que teria passado.

A notificação de caso suspeito foi registrada em 16 de julho e, três dias depois, o exame foi colhido. As amostras foram enviadas ao Instituto Butantan que confirmou na última quinta-feira (5) que o morador de Potim teria contraído a variante Delta da Covid-19. Ele trabalha fora da cidade, mas a secretaria de Saúde não informou em qual município.

“Ele já passou do período de isolamento e teve sintomas leves. Nossa equipe já foi à residência dele, fez seu acompanhamento e da família. Estamos fazendo todo o monitoramento. Existem alguns familiares com sintomas leve e nós já colhemos exames. Eles estão sendo monitorados e acompanhados por nossa equipe”, detalhou o secretário de Saúde, Leandro Marcondes.

Segundo o chefe da pasta, não há nenhum registro de outro caso suspeito. As análises serão feitas pelo Instituto Butantan. “A princípio este é o único caso”, destacou Marcondes.

A informação do primeiro caso da variante Delta acendeu um alerta no município, dias após uma boa notícia, divulgada também nesta quinta-feira. Potim está há 37 dias sem registrar mortes por Covid-19. A mutação da doença tem o índice de transmissão maior que o coronavírus de origem, porém, não foi confirmado se os sintomas dessa variação são mais fortes.

Região – Depois que Guaratinguetá (registro de uma mulher de 30 anos) e Pinda (um morador da cidade, que trabalha como guarda municipal em Aparecida, vizinha das cidades onde foram registrados os casos) confirmaram os primeiros casos da variante Delta da região e do estado, Caraguatatuba confirmou que outro homem, de 35 anos, foi diagnosticado com a mutação. Ele teria viajado para outro estado, apresentou sintomas leves e teve a confirmação por meio de exames do Instituto Adolfo Lutz. Ele mora sozinho, já cumpriu o período de isolamento e está bem. A secretaria municipal de Caraguá monitora pessoas que tiveram contato com o paciente.

Cruzeiro – A cidade confirmou, na manhã desta sexta-feira (6), dois casos da variante delta da Covid. Os pacientes são dois homens, de 20 e 34 anos, que tiveram a doença em julho.

As amostras dos pacientes foram encaminhadas para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, para o sequenciamento, que descobriu que se tratava da variante Delta.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?