Operários ateiam fogo em terreno durante protesto em Cruzeiro
Manifestantes que trabalham na construção de creche na Vila Romana cobram salários atrasados e melhores condições
Lucas Barbosa
Cruzeiro
Em protesto por atrasos salariais, operários contratados para a construção de uma creche municipal no Vila Romana em Cruzeiro, realizaram uma manifestação em frente a obra na manhã da última segunda-feira. Os funcionários, que também reclamam das condições de trabalho, chegaram a atear fogo num terreno próximo à construção.
Por volta das 6h30 da última segunda-feira, cerca de dez funcionários da empresa Real Itatiaia, contratada pela Prefeitura, realizaram um protesto em frente à construção da creche municipal do Vila Romana.
De acordo com um dos funcionários, que pediu para que seu nome fosse preservado, o salário referente a maio está atrasado. O ato busca pressionar a empresa e a Prefeitura para que o salário do mês passado não acumule com o de junho e siga atrasado. “A gente está muito preocupado porque nem a Real Itatiaia, nem a Prefeitura dão uma resposta de quando o dinheiro vai cair na nossa conta. Colocamos o fogo ali, para chamar a atenção da dificuldade que estamos vivendo”.
O operário revelou ainda que nenhum membro da equipe responsável pela obra possui registro empregatício com a empresa. O trabalhador também denunciou a escassez de matérias de segurança, que são utilizados para evitar acidentes no local.
Depois de cerca de meia hora, o fogo no terreno foi apagado por agentes da Prefeitura. Os trabalhadores estudam novas manifestações, caso o salário siga atrasado.
Em nota oficial, a Prefeitura afirmou que o repasse a empresa Real Itatiaia está em dia, e até o momento não houve nenhum atraso. A administração municipal comprometeu-se a entrar em contato com a empresa, para cobrar respostas sobre o suposto atraso.
Terceirizada – O Jornal Atos buscou um posicionamento da empresa Real Itatiaia, mas nenhum dos contatos telefônicos foi atendido ou retornado.