Nova frota de ônibus passa a circular nas ruas de Cruzeiro

Dez veículos adaptados para deficientes físicos foram disponibilizados em nova parceria entre a Prefeitura e empresa São José

Ônibus apresentado no início da semana em Cruzeiro; renovação e qualificação do sistema de transporte público anima usuários da cidade (Foto: Andreah Martins)
Ônibus apresentados no início da semana e que passaram a atender em Cruzeiro; renovação e qualificação do sistema de transporte público anima usuários da cidade (Foto: Andreah Martins)

Andreah Martins
Cruzeiro

Após anos de transporte coletivo precário com ônibus ultrapassados e sem acessibilidade, Cruzeiro firmou um acordo de cumprimento de contrato com a Empresa São José para melhorias no sistema. Na tarde da última segunda-feira, a frota de dez ônibus foi apresentada para a população e entrará em circulação na próxima semana.

Durante a cerimônia, a empresária Edna Abdala (proprietária da concessionária), os vereadores e o Executivo apresentaram o novo contrato. A vereadora Maria Divina (PV) disse que utiliza o transporte público e comemorou a qualificação do serviço. “Estou feliz em representar a população, que é usuária dos ônibus. Pessoas que, assim como eu, precisam ir para a cidade todos os dias. Fico feliz em ver que está tendo o compromisso de fazer o melhor para a cidade”.

O vice-prefeito Davi Mota (PV) aproveitou a oportunidade para mencionar as melhorias na Santa Casa. “No nosso hospital, sou testemunha que, durante meu plantão, as coisas estão andando, no atendimento, na emergência. Mas precisamos fazer um atendimento de base e procurar parceiros para que a gente consiga isso”.

Em entrevista exclusiva ao Jornal Atos, o prefeito Thales Gabriel Fonseca (SD), contou que a medida foi apenas realizar o acordo firmado. “Nenhum ônibus da antiga frota tinha acessibilidade. Iniciamos o mandato com o propósito de fazer o cumprimento contratual, que versa sobre a questão da idade mínima, a acessibilidade que não estavam sendo seguidas. Notificamos a empresa e pedimos a adequação dos ônibus”.

A idade média da nova frota é de 3 a 4 anos e entra em circulação assim que o emplacamento for realizado, que deve acontecer na próxima segunda-feira, segundo o Executivo. A concessão do contrato é até o início do ano que vem. O contrato não é subsidiado, portanto não teve alteração na tarifa do ônibus. “Pelo menos até o final do ano não haverá reposição tarifária. Isso vai ser discutido na próxima concessão”, explicou o prefeito.
Para a moradora Gleice Aparecida Santos, a medida só vai ter efeito se houver uma mudança na corporação. “Não adianta mudar os ônibus, se não mudam os motoristas. Eles não têm paciência, não esperam um idoso subir ou sentar, que dirá com cadeirantes. Já vi muito idoso cair dentro do ônibus”.

Mobilidade Urbana – Os próximos passos para a melhoria da população é o projeto da zona azul, que será licitada. Outra ação é a melhoria e desobstrução das calçadas na cidade, que será organizado com os pontos em que possuem camelôs. Há ainda o projeto de ciclovia e ciclofaixa que está em discussão, e a reformulação na qualidade das vias centrais, que ainda possuem paralelepípedos e condições de tráfego muito ruins. “Inicia esse ano com pavimentação asfáltica com recurso próprio, já que a cidade ainda não pode receber recursos do Governo. Nos planejamos para isso, com recursos específicos de royalties da NovaDutra, para que possamos fazer uma via como eixo bairro-centro, com vias asfaltadas”, completou Fonseca.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?