Na diplomação, Thales reforça discurso de priorizar saúde e finanças

Vice-prefeito eleito ressalta que o novo governo quer garantir todo tipo de atendimento na área da saúde

O prefeito eleito Thales Gabriel e o vice Dr. Davi Mota, na cerimônia de diplomação na Câmara de Cruzeiro (Foto: Maria Fernanda Rezende)
O prefeito eleito Thales Gabriel e o vice Dr. Davi Mota, na cerimônia de diplomação na Câmara de Cruzeiro (Foto: Maria Fernanda Rezende)

Maria Fernanda Rezende
Cruzeiro

Uma rápida cerimônia na Câmara de Cruzeiro, na última sexta-feira, diplomou o prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos na cidade. Thales Gabriel Fonseca (SD) admitiu o desafio de assumir um município afundado em uma das mais sérias crises da região e ressaltou os projetos de contenção de gastos e melhorias na saúde.

Com uma vitória expressiva nas urnas, o prefeito eleito já sente a cobrança da população que espera por soluções para o caos que se instalou na cidade. Há pouco mais de duas semanas, o atual prefeito, Rafic Simão (PMDB), decretou estado de calamidade financeira por conta da dívida de cerca de R$ 120 milhões.

Thales afirmou que há uma pessoa de sua equipe acompanhando as finanças do município e projetando ações já para janeiro. “Estamos arregaçando as mangas trabalhando efetivamente para que a gente possa diminuir as despesas do nosso município. Também para aumentar a arrecadação sem tributar população, que é o mais importante” explicou.

Enquanto Ana Karin Andrade (PR) ainda estava na Prefeitura, o prefeito eleito levou a público que a transição de governo não estava ocorrendo apropriadamente. Ele afirmou que somente com a posse de Rafic, já no último mês do mandato, sua equipe conseguiu tomar conhecimento da real situação financeira da cidade.

Ao lado do vice-prefeito eleito, Davi Mota (PV), Thales enfatizou os problemas na saúde municipal que deixou inúmeras pessoas sem atendimento adequado no decorrer do ano. Para adiantar o trabalho na área, a secretária de Saúde que atuará no próximo mandato foi nomeada ainda no governo de Rafic.

Grande parte da dívida do município é proveniente de repasses não feitos à Santa Casa. Como médico, Mota acredita ter grande influência no hospital local. Ele afirmou que o foco do seu trabalho será regularizar as verbas para entidade e o pagamento dos funcionários, para que a população possa ter acesso a todo tipo de atendimento.

“Estamos com uma preocupação muito grande em adequar e otimizar os gastos da nossa saúde. Vamos passar a oferecer à população de Cruzeiro aquilo que nós temos que buscar lá fora, como internações, cirurgias e atendimentos de média e alta complexidade”, afirmou o vice-prefeito eleito.

Sem oposição – O Legislativo para o próximo mandato será composto exclusivamente por representantes de partidos coligados ao de Thales Gabriel, que ainda exerce o cargo de vereador até o fim deste ano.

Paulo Vieira (PR); Charles Fernandes (PR); Professor Sergio Blois (PR); Geraldo Luiz de Souza, o Chinho (PR); Jorge Currila (SD); Sandro Felipe (SD); Mario Notharangeli (SD); Bosquinho (SD); Maria Divina (PV) e Claudete (PV) também foram diplomados.

Para Thales Gabriel, o fato de já ter passado pela Câmara é um diferencial para o bom diálogo entre os poderes. Ele afirmou que a partir de sua posse a equipe irá propor ao Legislativo um “pacote de projetos para o desenvolvimento da cidade, no que diz respeito aos gastos, salários dos servidores municipais e plano de ação para o hospital”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?