Exposição conta história de Cruzeiro pela imprensa

Jornais da região datados de 1899 a 1949 mostram o cotidiano do município no Museu Major Novaes

Combatentes posam para matéria sobre conflito em 1932; Constitucionalista marcou história da cidade (Foto: Divulgação)
Combatentes posam para matéria sobre conflito em 1932; Constitucionalista marcou história da cidade (Foto: Divulgação)

Rafael Rodrigues
Cruzeiro

A história de um período de Cruzeiro, retratada pelos jornais de época, é foco da exposição “Cruzeiro Em Papel e Tinta”, no Museu Major Novaes. O período entre os anos de 1899 e 1949 são retratados pelos recortes da imprensa local, trazendo aos visitantes a oportunidade de conhecer um pouco mais da histórica cruzeirense através da memória da imprensa.

Em cartaz desde a última segunda-feira, a mostra já contou com a visita de centenas de pessoas que puderam conhecer um pouco mais da memória do cotidiano da cidade através dos jornais.

De acordo com a diretora do Museu Major Novaes, a historiadora Cláudia Ribeiro, a ideia é que as pessoas não só percebam o dia a dia na cidade durante o período, assim como também possa perceber que o registro da história pode ser feito pela imprensa, através das matérias. “O objetivo é que as pessoas percebam esse cotidiano e a relevância da imprensa dentro da cidade e para cidade, como algo relacionado à cultura letrada, percebendo que desde 1899, antes mesmo de sermos cidade, já se publicava jornais nas localidades”.

Todos os recortes da Exposição pertencem ao acervo do Museu Major Novaes, e segundo a diretora do local, é uma maneira de mostrar parte da documentação histórica.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?