Em sua primeira disputa, Kleber Silveira é eleito prefeito de Cruzeiro
Governista garante sucessão para administração de Thales Gabriel e barra segunda tentativa de Diego Miranda na cidade
Da Redação
Cruzeiro
Participando pela primeira vez de uma corrida eleitoral, Kleber Silveira (PL) foi eleito prefeito de Cruzeiro e garantiu a sucessão do grupo do atual prefeito Thales Gabriel Fonseca (PSD). Ex-diretor do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Cruzeiro), o engenheiro civil vai exercer seu primeiro mandato após receber 16.796 votos.
Apoiado pelo atual prefeito, Silveira superou seus três concorrentes após assegurar 42,05% do eleitorado. O engenheiro obteve 2.258 votos a mais do que o segundo colocado, Diego Miranda (Novo), escolhido por 14.538 moradores, atingindo o índice de 36,39%. Terceiro colocado, Wagneriano de Lima, o Fafa (PDT) recebeu 8.273 votos, correspondendo a 20,71% Já a última posição do pleito ficou com Pastor Gerson, votado por apenas 339 moradores, representando 0,85%.
Assim como na maioria das cidades da região, o período de campanha eleitoral em Cruzeiro foi marcado por polêmicas e ataques entre os postulantes a prefeito. Os embates mais acalorados ocorreram durante os debates promovidos pelas rádios Pop da Rede Aparecida de Comunicação, Mantiqueira e RCVale.
Outro ponto que marcou o período foi a decisão judicial que atendeu pedido da coligação de Kleber, a “Cruzeiro no Rumo Certo”, ordenando, em 26 de agosto, que Miranda retirasse de circulação, nas ruas e redes sociais, propagandas com a imagem do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). A decisão levou em consideração os argumentos apresentados pela coligação “Cruzeiro no Rumo Certo”, que tinha o Republicanos, sigla de Tarcísio, como um de seus partidos integrantes. O grupo de Kleber denunciou que a coligação rival estaria utilizando a imagem do governador em propagandas com o objetivo de induzir os eleitores a acreditarem que ele estaria apoiando Miranda na corrida eleitoral, o que seria inverídico.
Perfil – Nascido em Queluz, cidade vizinha de Cruzeiro, Kleber Silveira, ao longo de sua carreira como engenheiro civil, trabalhou em diversas grandes empresas como a Petrobras. Em 2017, aceitou o convite de Thales Gabriel para atuar na Prefeitura de Cruzeiro, passando a colecionar experiências como diretor-geral do Saae e secretário de Obras e de Governo, pasta a qual deixou o comando para poder concorrer à eleição municipal.
Casado e pai de duas meninas, Kleber Silveira, que tem 39 anos, terá como vice o experiente político e ex-vereador José Rogério Martins (PSD), o Zé Rogério (PSD).
Câmara – Os 13 vereadores eleitos na cidade são: Babu Branco (PSD) 1.706, Higmar Lopes (Novo) 1.497, Anderson Ferrer Leprechal (PSD) 1.288, Sérgio Antonio (MDB) 913, Eunice da Saúde (PL) 797, Paulo Filipe (União Brasil) 774, Douglas Masulck (Novo) 718, Gordo da Vila Batista (Republicanos) 716, Avelar (PL) 698, Tati da Maria do Postinho (PSD) 674,
Juninho Bibi (PL) 671, Edson Coutinho (União Brasil) 651 e Du Ferreira (União Brasil) 629.