Cruzeiro teme avanço de pandemia após infectado “furar” isolamento

Prefeitura tenta monitorar moradores que tiveram contato com paciente; cidade registra vinte casos da doença

Santa Casa de Cruzeiro; morador testado positivo do novo coronavírus desrespeita isolamento (Foto: Marcelo A. dos Santos)

Lucas Barbosa
Cruzeiro

Após constatar que um morador de Cruzeiro diagnosticado com novo coronavírus (Covid-19) desrespeitou a recomendação de isolamento domiciliar, a Prefeitura emitiu um comunicado no último final de semana revelando que monitorará o estado de saúde das pessoas que tiveram contato recentemente com o homem. O Executivo teme que o caso contribua para o avanço da doença na cidade, que contabiliza dois pacientes mortos e outros 18 infectados.

Publicado no site oficial da Prefeitura no último domingo (25), o comunicado da secretaria de Saúde explica que o homem de 40 anos, que mora no condomínio Serra Verde, deu entrada na Santa Casa de Cruzeiro no último dia 19, apresentando alguns sintomas da Covid-19. Já que o caso era considerado suspeito, o paciente teve uma amostra de sangue coletada para a realização de exames. Orientado pelos médicos a permanecer isolado em sua casa até a divulgação do resultado do teste, o morador foi liberado da unidade.

Já na manhã do último sábado (24), ao receber a ligação de um representante da secretaria de Saúde informando que o exame constatou infecção pelo coronavírus, o morador revelou ao profissional que descumpriu as medidas recomendadas de distanciamento social.

O homem, que trabalha como entregador de alimentos, também teria relatado em um grupo no aplicativo de mensagens, ‘Whatsapp”, que “furou” a quarentena, tendo contato com diversos familiares, amigos e clientes.

Preocupada que a atitude do infectado contribua para o avanço do contágio da doença na cidade, a Prefeitura solicita que os moradores que tiveram contato com ele acionem a secretaria de Saúde através do callcenter: 0800 878-962.

Além de ressaltar que a secretaria de Saúde monitorará o estado de saúde deste grupo que pode ter contraído o Covid-19, a nota oficial do Executivo o orienta a permanecer em isolamento domiciliar.

Procurada pela reportagem do Jornal Atos, a Prefeitura de Cruzeiro informou que até a tarde desta terça-feira (26) o número de moradores que entrarem em contato através do callcenter era de sete pessoas. Ainda não há informação sobre a possibilidade de punição judicial ao paciente pelo desrespeito à recomendação de isolamento domiciliar.

De acordo com o mais recente boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica de Cruzeiro, dos vinte moradores infectados pelo coronavírus na cidade, 12 já se curaram. Em contrapartida, um segue internado na Santa Casa e outros cinco permanecem em isolamento domiciliar.

A primeira morte causada pandemia no município ocorreu em 14 de abril. A vítima, um idoso de 65 anos, procurou atendimento na Santa Casa em 7 de abril se queixando de tosse e falta de ar. O paciente, que sofria de hipertensão e problemas cardíacos, havia retornado recentemente de uma viagem à São Paulo.

Já o segundo óbito, foi registrado em 25 de abril. O homem de 47 anos, que não possuía doenças crônicas, estava internado na Santa Casa desde 21 de abril.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?