Cruzeiro recebe sinal verde para instalação de unidade do Poupatempo

Cidade se junta a outros oito municípios da RMVale, que contam com o serviço; IPTU 2021 não tem reajuste do georreferenciamento

Rede Poupatempo é ampliada na região com nova sede em Cruzeiro; cidade aguarda equipe da Prodesp (Foto: Reprodução)

Thales Siqueira
Cruzeiro 

A Prefeitura de Cruzeiro confirmou, na última quarta-feira (24), a instalação de uma unidade do Poupatempo, após um encontro realizado em São Paulo, entre o prefeito Thales Gabriel Fonseca (PSD) e o diretor da Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), Murilo Macedo. Com a implantação, a cidade será uma das nove da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) a contar com o serviço. Outra informação de destaque aos cruzeirenses foi a decisão da Prefeitura de não incluir o índice que seria implantado após o georreferenciamento no IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) deste ano.

O órgão estadual, que oferece a emissão rápida de documentos (carteira de identidade, carteira nacional de habilitação, licenciamento de veículos e atestado de antecedentes criminais), conta atualmente com unidades em Caraguatatuba, Guaratinguetá, Jacareí, Pindamonhangaba, São José dos Campos, São Sebastião e Taubaté. No final de 2020, Piquete também foi contemplada com o Poupatempo.

Além de Fonseca, participaram da reunião na última quarta-feira, em São Paulo, a vereadora Sandra Cunha (MDB), o deputado estadual Jorge Caruso (MDB), o vice-prefeito Paulo Scamilla (MDB)e o chefe de gabinete, Sávio Rocha. “Com a chegada do Poupatempo em Cruzeiro, vários municípios serão beneficiados, trazendo mais agilidade e comodidade aos moradores do Vale Histórico. Serão oito cidades e aproximadamente 150 mil habitantes, que poderão ter à disposição, os serviços que o Poupatempo oferece”, frisou Gabriel.

Uma equipe da Prodesp visitará a Cruzeiro em até vinte dias, para realizar os estudos técnicos de viabilidade para a devida instalação da unidade.

O Poupatempo será instalado no antigo prédio do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que atualmente está sob a gestão da Prefeitura, para que se inicie o projeto de unificação de todos os serviços em um único espaço (municipais, estaduais ou federais). Ainda não foi divulgado valores do investimento e do prazo para o início do atendimento na unidade, informações que devem ser confirmadas após a visita técnica da Prodesp.

IPTU – A Prefeitura informou que o lançamento e cobrança das alterações de áreas construídas, identificadas pelo trabalho de geoprocessamento realizado não serão incluídas no cálculo do IPTU neste primeiro semestre. A decisão foi baseada na atual situação econômica da cidade, e também, devido a pandemia da Covid-19. “A gente tem essa preocupação, essa sensibilidade de ao mesmo tempo que a gente tem que fazer a gestão tributária de forma correta, de forma responsável. Temos sobre um outro ponto de vista toda a questão econômica da pandemia, do poder financeiro diminuído das pessoas nesses últimos 12 meses”, destacou o prefeito.

As notificações estão sendo entregues e o morador que não concordar com os cálculos, poderá contestar as informações até dia 31 de maio, na secretaria de Obras, localizada na rua Capitão Neco, nº 18, no Centro.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *