Cruzeiro lança Programa Fila Zero para reduzir espera por consultas médicas
Primeiras especialidades oferecidas são oftalmologia e cardiologia; 1,5 mil estão à espera de atendimento
Da Redação
Cruzeiro
A secretaria de Saúde de Cruzeiro lançou na sexta-feira (2) o programa Fila Zero. O objetivo é zerar a demanda reprimida de esperas em várias especialidades médicas ofertadas no município, que foram se acumulando devido ao período de pandemia, quando houve diminuição de atendimentos.
A iniciativa foi testada por dois finais de semana, com a realização de mutirões de consultas de oftalmologia. Depois de uma análise criteriosa, a pasta definiu que o projeto será realizado com mais frequência, atendendo outras especialidades.
O programa inclui agora a especialidade de cardiologia. Serão 75 consultas em sistema de mutirão realizado todas as sextas feiras de setembro, totalizando 375 atendimentos. Somando-se às duzentas consultas de rotina, serão 575 pessoas passando pelo especialista.
Os mutirões e atendimentos diários são realizados no AME (Ambulatório Municipal de Especialidades). Devido aos dois anos de pandemia, com diminuição de atendimento e redução de equipe de trabalho, muitas consultas ficaram reprimidas. Dados da secretaria de Saúde apontam para cerca de 1,5 mil pacientes à espera de atendimento.
Nos dois primeiros mutirões pilotos, na área de oftalmologia, a rede municipal atendeu 378 pessoas, sendo 208 consultas no primeiro fim de semana e 170 no segundo.
A secretaria de Saúde de Cruzeiro afirma ainda, que além da cardiologia, a oftalmologia deve ser ofertada nesse sistema ao longo de setembro. Todos os pacientes com consulta marcada serão previamente comunicados. A pasta lembra, porém, que os pacientes que são chamados para o mutirão são aqueles que já possuem consulta agendada e estão na fila a espera pelo atendimento.
Consultas – Os mutirões serão realizados à medida que os estudos da secretaria de Saúde forem concluídos em cada uma das especialidades. Neste primeiro momento, a pasta vai trabalhar sob a demanda reprimida em oftalmologia e cardiologia. Posteriormente, com novas análises, abrirá também para outras especialidades médicas.