Cruzeiro lança edital para construção e gestão de shopping

Grupos empresariais podem se inscrever no certame até o próximo dia 2; subconscessão do imóvel será válida por duas décadas

O prédio da Agef, que faz parte do projeto do shopping para Cruzeiro e região; edital aberto até junho (Foto: Arquivo Atos)

Lucas Barbosa
Cruzeiro

A Prefeitura de Cruzeiro lançou na última semana o edital de concorrência pública que definirá o grupo empresarial que será responsável pela construção e administração de um shopping na entrada da cidade. A vencedora do certame terá o direito de gerir o centro comercial por vinte anos.

Publicado no último dia 26 no site oficial da Prefeitura, o edital estabelece que os interessados em erguer e explorar o shopping devem entregar os envelopes com suas propostas até às 10h do próximo dia 2, no departamento de Licitações e Compras, no Paço Municipal. As ofertas devem ter o valor mínimo mensal de R$ 36 mil, sendo que a Prefeitura escolherá a de maior quantia. Além da proposta, os interessados devem apresentar ainda, em outro envelope, uma extensa lista de documentos e de certificados técnicos que comprovem que estão habilitados a concorrer ao certame. A relação da documentação exigida e demais detalhes do processo podem ser consultados na seção “Edital de Concorrência Pública Nº 001/2022”.

A vencedora custeará a construção do empreendimento em uma área cedida pela União ao Munícipio, de 47,081 mil m², na rua Doutor Othon Barcellos no bairro Vila Paulista. Próximo à rodoviária, o imóvel, avaliado em R$ 21,6 milhões, abrigava a extinta estação de carga e descarga de vagões da Agef (Armazéns Gerais Ferroviários).

De acordo com o edital, a ganhadora do processo licitatório terá a subconscessão do shopping por vinte anos, sendo que ela poderá ser prorrogada pelo mesmo período caso seja de interesse da Prefeitura.

Segundo o Executivo, a abertura dos envelopes com as propostas será realizada às 10h05 do próximo dia 2, na Sala de Licitações, na Prefeitura. Em contrapartida, a data de anúncio do vencedor ainda é incerta. A divulgação do resultado poderá ocorrer no mesmo dia da abertura dos envelopes ou em outra oportunidade, ficando a critério da Comissão Especial de Licitação.

Histórico – Há mais de quatro anos, a atual gestão municipal, comandada pelo prefeito Thales Gabriel Fonseca (PSD), busca viabilizar a implantação do primeiro shopping da história de Cruzeiro. Um dos passos cruciais do projeto foi dado em 21 de dezembro do ano passado, quando a SPU (secretaria de Patrimônio da União) aceitou conceder ao Município o uso do prédio da antiga Agef.

Além de oferecer uma opção a mais de lazer à população, o Executivo considera que o empreendimento será um marco para a economia da cidade, já que alavancará a geração de postos de trabalho na cidade. Na fase de construção do shopping é prevista a abertura de cem a duzentos empregos diretos e indiretos. Já com a operação efetiva do centro comercial, a expectativa é de que sejam criadas de mil a duas mil oportunidades diretas e indiretas.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?