Cruzeiro é contemplada com programa estadual de apoio a moradores carentes

Projeto, que atende famílias monoparentais, deve abrir inscrições a partir de maio; ação garante suporte financeiro

 

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Hevelyn Sígolo em evento com João Doria; Cruzeiro em projeto de assistência (Foto: Divulgação PMC)

Lucas Barbosa

Cruzeiro

 

Atendendo ao pedido da Prefeitura de Cruzeiro, o Governo do Estado autorizou a inclusão do município no programa Prospera Família, que oferecerá renda e capacitação profissional para moradores que vivem em situação de extrema pobreza. Com inscrições previstas para maio, a ação estadual atenderá apenas famílias monoparentais (compostas por mães ou pais solos).

De acordo com a Prefeitura, a inserção de Cruzeiro no programa foi confirmada por João Doria (PSDB), durante a cerimônia de lançamento da nova etapa do Prospera Família, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Cruzeiro foi representada pela primeira-dama e secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Hevelyn Sígolo.

Lançado no início de março do ano passado, o programa atenderá cerca de vinte mil famílias em 2022, distribuídas por 57 cidades. Além de uma renda mensal de R$ 130 por um ano, os participantes receberão no final do projeto R$ 2 mil.

Para terem direito ao auxílio financeiro, os contemplados devem concluir as três fases do programa. A primeira, que tem duração de dois meses, consiste em oficinas semanais em que os participantes, contando com a ajuda de técnicos, desenvolvem um planejamento de vida em que definem suas metas pessoais, familiares e econômicas a curto, médio e longo prazo. Já na segunda fase, os beneficiados permanecerão cinco meses participando de cursos de capacitação profissional, como: auxiliar de cabeleireiro, confeitaria, corte e costura, manicure, panificação e recepção. Na última fase, as mães e pais solos receberão aulas de empreendedorismo, por cerca de três meses, para que possam abrir seus negócios ou complementarem suas rendas.

Além de revelar detalhes sobre as inscrições para o Prospera Família, a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de Cruzeiro destacou a importância da ação. “As inscrições começarão em maio e devem ser feitas nos Cras (Centro de Referência de Assistência Social). Esse programa vai muito além da transferência de renda e tem como ênfase principal a capacitação, independência financeira e o empreendedorismo. É uma honra participar desta conquista, mais um benefício tão importante para a nossa cidade que mudará a vida de muitas pessoas”, comemorou Hevelyn.

Segundo a Prefeitura, os critérios de seleção e o número de vagas destinadas aos moradores de Cruzeiro devem ser divulgados no início de abril.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?