Cruzeiro busca aval federal para início das obras de construção do shopping

Grupo empresarial aguarda autorização do Iphan para começar a obra; empreendimento deve abrir as portas no ano que vem

Reunião entre IPHAN e prefeito de Cruzeiro, para agilizar início de obras para o shopping da cidade (Foto: Divulgação PMC)

Da Redação
Cruzeiro

Tentando acelerar o processo de construção do shopping de Cruzeiro, a Prefeitura solicitou, na última semana, ao Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) mais agilidade na liberação da ordem de início da obra. Sonho antigo da população, a inauguração do centro comercial é prevista para ocorrer até o fim do ano que vem.

Em nota oficial, o Município informou que o prefeito, Thales Gabriel Fonseca (PSD), participou de uma reunião na manhã da última quinta-feira (9) com representantes do instituto na superintendência do órgão federal, em São Paulo. Acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Gustavo Rodrigues, o chefe do Executivo ressaltou que a empresa HLMM – Administração de Bens Ltda, que faz parte do grupo responsável pela rede de supermercados Shibata, aguarda apenas o aval da autarquia federal para iniciar a construção do shopping, que será realizada em uma área de 47.081,00 m², na rua Doutor Othon Barcellos no bairro Vila Paulista. Avaliado em aproximadamente R$ 21 milhões e cedido pelo Governo Federal ao Município em dezembro de 2021, o terreno abriga o antigo prédio da Agef (Armazéns Gerais Ferroviários), que era utilizado como estação de carga e descarga de vagões, fato que motivou a necessidade da HLMM de elaborar e apresentar ao Iphan um Plano de Preservação do Patrimônio Histórico e Ferroviário.

Em sua página oficial no Facebook, o prefeito revelou o saldo da reunião na capital paulista. “A empresa Shibata já apresentou o projeto da obra para o órgão e fomos endossar e pedir uma agilidade maior para liberação do início das obras. O resultado foi muito positivo, sendo que a nossa expectativa é de que essa autorização saia o quanto antes e ainda nesse primeiro semestre tenhamos o começo da construção do tão sonhado shopping de Cruzeiro”.

Vencedora do processo de cessão pública de licitação concluído em junho do ano passado, a HLMM pagará R$ 8 milhões à União pela locação, por vinte anos, do antigo prédio da Agef. A expectativa municipal é que a fase de construção do shopping gere até duzentos empregos diretos. Já com o centro comercial funcionando, o número de contratações diretas deverá chegar a mil.

E por falar em criação de postos de trabalho, durante sua agenda em São Paulo, Fonseca participou de uma reunião na última quinta-feira na sede da InvestSP (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade). O chefe do Executivo foi recebido pelo gerente de Prospecção e Negócios, Renato Barros, pelo especialista em Infraestrutura, Eduardo Gutierrez, e pela coordenadora de Exportações, Elisabete Donato. “Foi uma oportunidade muito proveitosa, em que pudemos apresentar mais uma vez nossa cidade, desta vez no início desse novo governo, para prospectar a oportunidade de instalação de novas empresas e indústrias, mostrando principalmente, todas nossas potencialidades, para criação de emprego e renda em nosso município”, revelou o prefeito.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?