Cruzeiro assina intenção de compra da vacina Sputnik V e inicia tratativas pela Coronavac

Intenção é adquirir cem mil doses, até o segundo semestre, para vacinar toda população com 18 anos ou mais

Sistema drive thru de Cruzeiro; cidade busca compra independente de vacinas e inicia atendimento a Educação (Foto: Reprodução PMC)

Marcelo Augusto dos Santos
Cruzeiro

Em vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito de Cruzeiro, Thales Gabriel Fonseca (PSD), anunciou que assinou um protocolo de intenções com o Fundo Soberano Russo para a aquisição de doses da vacina Sputnik V. Ainda nesta sexta-feira (9), o chefe do Executivo destacou que iniciou conversas com o Instituto Butantan para a compra da Coronavac.

A intenção do Município adquirir até o segundo semestre, cem mil doses para vacinar toda população com 18 anos ou mais. O investimento está avaliado em aproximadamente de R$ 650 mil.

O imunizante russo possui 94% de eficácia, mas ainda aguarda a liberação de uso emergencial da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Com a autorização do órgão sanitário, a expectativa da secretaria de Saúde é ter os contratos firmados em no máximo quarenta dias e com a validação, as vacinas devem estar na cidade em no máximo sessenta dias.

Para o prefeito Thales Gabriel, o protocolo coloca a cidade a frente, na busca pelo imunizante. “É como se estivéssemos em uma fila, e Cruzeiro, agora, está com uma senha bem a frente, para que tenhamos como diminuir de uma vez por todas, os números de casos graves dessa doença em nossa cidade”, destacou o prefeito.

Ainda segundo o prefeito, a celebração deste protocolo de intenção, traz mais esperança para população. “Apesar de todos os investimentos, com ampliação de leitos, contratação de profissionais, compra de insumos e acolhimento aos pacientes, a única saída é a vacinação, e esse passo que estamos dando, é uma esperança para nossos moradores”, salientou Fonseca.

Questionado se a Prefeitura cogita adquirir doses da vacina da Pfizer, única com registro definitivo no país, a Prefeitura prevê que “no momento temos esse termo de intenção com o Fundo Russo, e as tratativas para seguir o mesmo caminho com a Coronovac. Sem previsões para outros imunizantes ainda, mas não descarta nenhuma possibilidade”.

Campanha – Até esta sexta-feira, a secretaria de Saúde havia vacinado 9592 pessoas para a primeira dose e 3838 na segunda.

A vacinação para os profissionais da área de Educação acima de 47 anos começa neste sábado (10), das 14h às 17h, no ARE (Ambulatório de Regional de Especialidades), localizado na avenida Minas Gerais, nº 500. A imunização continua de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.

Para tomar a vacina, é necessário a realização do pré-cadastro no site vacinaja.sp.gov.br/educação.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?