CPI avalia caos na Santa Casa de Cruzeiro e agenda reunião com Estado

Crise no hospital entra em pauta de cobranças ao secretário estadual; deputado quer levar números a Alckmin

Ponciano Santa Casa Cruzeiro (42)
Pessoas esperando por atendimento na Santa Casa de Cruzeiro, antes do agravamento da crise (Foto: Arquivo Atos)

Francisco Assis
Cruzeiro

Relator da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), o deputado estadual Padre Afonso Lobato (PV) passou pela Santa Casa de Cruzeiro, na tarde desta quinta-feira (24). O hospital, que enfrenta greves e paralisação de setores, é um dos principais pontos da crise que assola a rede pública de saúde na região.

Acompanhado do também deputado David Zaia (PPS), Lobato foi ao hospital a pedido da direção da Santa Casa e do prefeito Rafic Simão (PMDB), que também acompanhou a visita e apresentou dados da escassez econômica do município.

O deputado ouviu mais uma vez do provedor do hospital, José Ponciano, e do gestor Orlando Freire Faria, que a entidade não consegue se manter, devido a atrasos e paralisação de repasses federais, estaduais e municipais.

O hospital acumula uma dívida em cerca de R$ 21 milhões, e sem estrutura, já paralisou atendimento em serviços como a pediatria e maternidade. “No que vimos, a estrutura física está melhor, mas a falta de condições financeiras está impossibilitando o atendimento. Os repasses como o Pró Santa Casa, tem de ser adequados”, destacou Afonso Lobato, que conseguiu colocar o secretário de Saúde do Estado, David Uip, e o prefeito, em contato para acertar reunião para a próxima segunda-feira (28). “O Rafic explicou a situação da Prefeitura e o hospital também. Vamos nos reunir com eles em São Paulo, para achar uma saída para essa situação, que é séria”.

Ao parlamentar, a direção da Santa Casa repassou a situação do hospital, que não consegue reduzir a dívida de R$ 21 milhões, nem impedir que ela aumente. “A Prefeitura também não. Temos que resolver isso, porque os médicos estão sem receber há três meses e não estão trabalhando. As pessoas nos param para reclamar. Algo tem que ser feito”, frisou Lobato, que tenta ainda para segunda-feira, uma audiência com o governador Geraldo Alckmin (PSDB).

Região – Os deputados pretendem passar por outras cidades para visitar as Santas Casas, com prioridades para os hospitais referências, entre elas, Lorena. A cidade não foi representada na sessão da CPI na última segunda-feira (21).

Já Guaratinguetá será foco de reunião, marcada para o próximo dia 3, durante audiência na Casa Civil com o prefeito Francisco Carlos Moreira (PSDB), o secretário de Saúde de Guaratinguetá, Edson Riccomi e o secretário do Estado, David Uip.

Trabalhos – Após sessões na região, na última segunda-feira (21), a CPI seguiu com reunião na última terça-feira com o secretário da Saúde do Estado, David Uip, que aponta falhas no repasse de verbas e no credenciamento de leitos por parte do Governo Federal.

Segundo ele, foram apresentados números e índices do histórico na rede pública, deficitária com a crise nas Santas Casas e hospitais filantrópicos paulistas.

O secretário Adjunto de Saúde do Estado de São Paulo, Wilson Pollara, abordou os programas estaduais Pró Santas Casas e Santas Casas SUStentáveis, motivos de protestos entre gestores dos hospitais.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?