Com processo de cessão de área concluído, Cruzeiro busca parceiros para futuro shopping

Governo Federal concede área para construção no antigo galpão da Agef; empreendimento deve gerar cerca de setecentos empregos

O prefeito de Cruzeiro, Thales Gabriel, que busca apoio para futuro shopping no município (Foto: Rafaela Lourenço)

Lucas Barbosa
Cruzeiro

Prefeitura de Cruzeiro anunciou na última segunda-feira (13) que o Governo Federal concluiu a cessão onerosa definitiva da área para a construção do shopping, na região central do município. Agora com escritura, o governo de Thales Gabriel Fonseca (PSD) pode iniciar o processo de licitação.

O fim do trâmite burocrático alavanca o prognóstico do Executivo para atrair empresas interessadas não só na construção, mas também na gestão do futuro centro comercial.

Em um vídeo publicado na página oficial da Prefeitura no Facebook, o prefeito Thales Gabriel Fonseca (PSD) revelou que a conclusão do processo de disponibilização do antigo galpão da Agef (Armazéns Gerais Ferroviários) ocorreu no último dia 10, durante uma reunião na sede da SPU (Superintendência do Patrimônio da União) em São Paulo. Na ocasião, Fonseca recebeu a escritura do imóvel, que tem cerca de quarenta mil metros quadrados, das mãos do superintendente da SPU, Denis Selymes, e da superintendente do Iphan (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Alessandra Martins. A cerimônia de entrega do documento foi acompanhada ainda pelo deputado federal, Marco Bertaiolli (PSD), e pelo secretário de Políticas Públicas de Cruzeiro, Khaled Penna.

Há cerca de quatro anos buscando autorização federal para a utilização do terreno, Fonseca ressaltou a importância do aval da União. “A cessão onerosa definitiva do local, agora com escritura, permite à administração municipal licitar a obra do shopping. O prédio abandonado dará lugar a um polo gerador de renda e empregos em Cruzeiro. Se Deus quiser, em breve, teremos o nosso centro comercial”, exaltou o chefe do Executivo.

A cessão da área já havia sido confirmada pela SPU em 19 de outubro, que desde então atuava na conclusão do trâmite burocrático. Na época do anúncio, a Prefeitura emitiu uma nota oficial ao Jornal Atos revelando que a expectativa é que a futura gestora do shopping invista cerca de R$ 30 milhões ao longo de vinte anos. A previsão é que o empreendimento gere cerca de setecentos empregos diretos.

Segundo o Executivo, durante o primeiro semestre de 2021 cinco grupos empresariais entraram em contato com o Munícipio, demonstrando interesse no projeto.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?