Com investimento de R$ 25,5 milhões, Fiesp entrega novo prédio do Senai em Cruzeiro

Unidade tem capacidade para oito mil alunos; cursos são direcionados para indústria e metalurgia

Estudantes acompanham apresentação de ações do Senai, durante inauguração de espaço em Cruzeiro (Foto: Rafaela Lourenço)
Estudantes acompanham apresentação de ações do Senai, durante inauguração de espaço em Cruzeiro (Foto: Rafaela Lourenço)

Rafaela Lourenço
Cruzeiro

Quem busca uma qualificação profissional terá uma nova opção em Cruzeiro. Foi inaugurada no último dia 17, a nova unidade Senai do município. Com um investimento de R$ 25,5 milhões, a escola tem capacidade para oito mil alunos.

Em atividade há cerca de um ano, o Senai foi oficialmente inaugurado com a presença do presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estados de São Paulo) Paulo Skaf.

A unidade conta com 9.272 m² de área construída, na rua São Tomás, no Jardim São José, possui 11 salas de aula, 9 laboratórios e 11 oficinas e oferece cursos nas modalidades de aprendizagem industrial, formação inicial e continuada e técnico. Entre as novas oficinas a manutenção eletromecânica, tornearia mecânica, centro de usinagem CNC, ferramentaria, caldeiraria, soldagem e instalações elétricas.

Com uma estrutura de alta tecnologia, os laboratórios como o de hidráulica/pneumática, metrologia, manutenção mecânica e projetos são utilizados para qualificar a prática do ensino aplicado em sala de aula.

O prefeito Thales Gabriel Fonseca (SD), que acompanhou toda a visita de Skaf ao novo prédio, destacou que esta é a maior escola Senai do Vale do Paraíba. “Não é para atender apenas Cruzeiro, mas principalmente o Vale Histórico. Nós somos referência para as cidades aqui vizinhas e também para o Sul de Minas, porque a escola está muito bem entroncada na SP-52 e o bairro Jardim São José podendo receber também alunos de Passa Quatro, Itanhandú e Itamonte”, frisou.

A unidade, que possui cinco mil alunos atualmente, tem ainda três mil vagas em aberto. Em visita à escola, Skaf ressaltou que as inaugurações são sempre realizadas após um período de atividades, e lembrou das dificuldades para conseguir um terreno em Cruzeiro. “É muito difícil encontrar terreno aqui, uma escassez, mas quando surgiu este com tamanho certo e a documentação em ordem, aí rapidamente construímos o projeto, que desde o ano passado virou realidade. É uma escola moderníssima, fico muito feliz”.

Skaf disse ainda que a escola e o ensino são comparáveis às melhores escolas da Coreia, Alemanha e Estados Unidos, destacando que os alunos frequentemente participam de competições internacionais.

Já o prefeito acredita ser um grande passo para o município se tornar um polo educacional para a região. “Cruzeiro está se preparando para exercer esse protagonismo. É uma questão voltada para a cidade, que tem uma ligação direta com a metalurgia, mas também tentando abranger outros ramos de atividades regional”.

Região – O presidente da Fiesp anunciou a conclusão das obras da nova escola Sesi de Pindamonhangaba para o primeiro semestre de 2018, e a construção do Senai de Jacareí, que estava paralisada devido a problemas com a construtora. A unidade tem expectativa de ser concluída em 2018.

Outras obras aguardadas na rede Fiesp são as unidades do Sesi em Caçapava e Lorena, que também devem ser entregues até o final do próximo ano.

Em relação às cidades que ainda não possuem sedes do Senai e Sesi, Skaf ressaltou as parcerias e convênios como o programa Atleta do Futuro, que está em 23 municípios da região, atendendo cerca de 25 mil alunos com a prática de esportes através da metodologia do Sesi.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?