Com 120 vagas, Cean em Cruzeiro anuncia mutirão de castração de animais

Ação contempla apenas cães e gatos de famílias carentes; cidade totaliza quase mil pets operados neste ano

Cirurgia de castração em Cruzeiro; cidade abre 120 vagas para campanha de controle populacional de animais (Foto: Divulgação Cean)

Da Redação
Cruzeiro

Buscando conter o aumento de cães e gatos abandonados pelas ruas de Cruzeiro, a Prefeitura confirmou na última terça-feira (16) que promoverá um novo mutirão de castração. Com 120 vagas disponíveis, a ação de controle populacional de animais terá suas inscrições abertas na próxima semana.

Segundo a atual gestão municipal, do prefeito Thales Gabriel Fonseca (PSD), o mutirão contemplará apenas cães e gatos de moradores de Cruzeiro registrados no CadÚnico (Cadastro Único), ferramenta do Governo Federal, que reúne dados de famílias carentes e facilita o acesso a benefícios sociais.

Podendo solicitar a castração de até dois animais, os donos devem comparecer, entre as próximas quarta (24) e sexta-feira (26) à sede do Cean (Centro de Apoio ao Animal), que fica na rodovia Deputado Nesralla Rubez, nº 2.760, no bairro Vila Juvenal. Na ocasião, o morador deve apresentar o comprovante de endereço, RG, CPF e o CadÚnico atualizado.

De acordo com a Prefeitura, a previsão é de que o mutirão seja realizado no início de setembro. A direção do Cean entrará em contato com os donos informando as datas em que deverão levar os pets até à unidade.

Além de revelar que desde o início deste ano foram castrados 967 animais na cidade, a assessora de Direção do Cean, Ana Cláudia Ribeiro, apontou os benefícios que o procedimento traz aos cães e gatos. “A castração é um

processo indolor que previne não apenas a reprodução, mas também o aparecimento de diversos problemas de saúde, como tumores de mama e cistos ovarianos em fêmeas e o aumento da próstata em machos. Indicada por veterinários, a operação também reduz o risco de contaminações, melhora o comportamento dos bichinhos e aumenta suas expectativas de vida”.

A assessora explicou ainda que só serão submetidos à castração os animais que tiverem entre seis meses e oito anos de idade. Para que possam ser operados, os cães precisam pesar no máximo trinta quilos e os gatos sete quilos.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?