Cansados de buracos e falta de pavimentação, moradores de Cruzeiro cobram Prefeitura

Atraso em obras e qualidade do calçamento são as principais queixas na Vila Paulista, Jardim São José e Vila Brasil

Obra inacabada na Rua dos Palmares; o problema deve ser resolvido na próxima segunda-feira (Foto: Andreah Martins)
Obra inacabada na Rua dos Palmares; o problema deve ser resolvido na próxima segunda-feira (Foto: Andreah Martins)

Andreah Martins
Maria Fernanda Rezende
Cruzeiro

A dificuldade em trafegar pelas ruas de Cruzeiro parece não ter fim. Moradores relatam o descaso da administração em obras inacabadas e serviços em atraso. Soluções para buracos, a falta de calçamentos e a instalação de lombadas são exigências da população.

Os desníveis são encontrados na maioria dos bairros e no Centro. De acordo com moradores da Vila Paulista, uma obra na Rua dos Palmares está inacabada há dois meses. O perigo aumenta quando o motorista é obrigado a utilizar a única mão acessível, correndo o risco de acidente por não ter a visibilidade suficiente no cruzamento com a rua Sete de Setembro. “Lá para cima tem vários buracos. Eles vêm, abrem e não fazem mais nada. Já faz muito mais de mês que o buraco está aberto”, contou a comerciante Lúcia Valente, que acompanha problemas recorrentes na rua.

A solução paliativa encontrada pelos moradores no último final de semana foi a interdição da passagem, na tentativa de chamar a atenção para o problema e uma possível finalização da obra. “A gente interditou com cavaletes e pedras. Passou sexta, sábado e domingo. Aí, segunda e ontem, vieram pra arrumar, mas também só meio período. Hoje (quarta-feira) não”, narrou Lúcia.

Outros moradores pedem resultados mais ágeis, para prevenir possíveis alagamentos no local. “Se isso ficar assim, aberto, é perigoso. Aqui, quando chove, alaga tudo. Imagina se a sujeira que descer dos morros entra em casa?” questionou a empregada da residência mais próxima da cratera.

O problema se repete em bairros como Jardim São José e Vila Brasil devido ao mau calçamento ou a falta dele. A Rua dos Andradas é foco de boa parte das reclamações de moradores ou de quem precisa transitar pela região. “Em época de chuva, a gente não sobe ali de jeito nenhum, por conta do barro e dos buracos. De vez em quando a Prefeitura vem e passa máquina, mas é muito paliativo. Tudo o que fazem ali é sempre provisório”, protestou a secretária Dulce Motta, que mora há 23 anos na Rua dos Andradas.

A Facic (Faculdade de Ciências Humanas de Cruzeiro) fica localizada em um dos pontos da rua que tem pavimento. O que deveria ser um motivo para solucionar o problema, já que poderia ser mais utilizada se fosse calçada.
“Quando aquele pedaço ali está mais ou menos arrumado, o movimento aumenta. O que iria aliviar muito o trânsito na rua Ipiranga (uma rua acima da dos Andradas) é se fosse asfaltado, porque o movimento da faculdade deixa o trânsito muito pesado”, sugeriu Dulce.

Prefeitura – Procurada pela reportagem do Jornal Atos, a secretaria de Planejamento e Obras informou que os trabalhos na Rua dos Andradas já estão com 90% do processo concluído, restando apenas a colocação dos bloquetes. A previsão é de que seja realizada até a próxima segunda-feira. O objetivo da obra é melhorar a captação da água das chuvas, devido à grande quantidade de água, escoadas pelas ruas Sete de Setembro e o início da dos Andradas, que são íngremes. A secretaria alegou também que o serviço não foi paralisado. O motivo da demora seria a falta de mão-de-obra e a confecção das longarinas utilizadas.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?