Caminhada da Inclusão nas ruas de Cruzeiro incentiva reflexão para causas da pessoa com deficiência

Organizadores do evento criado em 2017 esperam participação de mil pessoas

Em busca do seu espaço na sociedade, crianças com deficiência são foco de caminhada em Cruzeiro. (Foto:Divulgação)
Em busca do seu espaço na sociedade, crianças com deficiência são foco de caminhada em Cruzeiro. (Foto:Divulgação)

Rafael Rodrigues
Cruzeiro

Cerca de mil pessoas são esperadas para participarem da terceira edição da “Caminhada da Inclusão”, em Cruzeiro. O evento, marcado para o próximo dia 27, tem saída programada para acontecer às 10h na praça Doutor Antero Neves Arantes, no Centro da cidade.

A ideia dos organizadores é promover a conscientização da população sobre as necessidades, potencialidades e direitos das pessoas com deficiência.

Com o tema “E se fosse seu filho?”, o evento tenta gerar uma reflexão empática para que os participantes se coloquem no lugar do próximo e que assim tenham uma visão mais clara das necessidades de implementações de acessibilidade, políticas públicas e ações que contribuam para inclusão da pessoa com deficiência na sociedade.

Criada em 2017, a Caminhada Inclusiva é uma iniciativa de pais de crianças com deficiência e profissionais liberais, entre fisioterapeutas, fonoaudiólogas, terapeutas ocupacionais, professores e psicólogos.

Segundo a fonoterapeuta Patrícia Cossermelli, a princípio, o primeiro evento foi alusivo à conscientização sobre o autismo, mas acabou se expandindo para demais deficiências. “O primeiro ano foi em 2017, sobre a conscientização do autismo. Foram mais de duas mil pessoas nas ruas da cidade, mas alguns pacientes nos questionaram porque seria só sobre autismo, e por isso, desde o ano passado resolvemos abranger para demais deficiências, e se tornou a caminha inclusiva”, explicou Patrícia Cossermelli.

A organizadora destacou ainda que ao longo da semana e também no dia do evento, camisetas serão vendidas para ajudar em projetos relacionados com a causa da pessoa com deficiência. “Com dinheiro arrecadado pelos patrocinadores, confeccionamos as camisetas, e com os recursos que conseguiremos com a venda das camisetas, traremos cursos e palestras para mães e pais de pessoas com deficiência e também para profissionais da cidade”.

No ano passado foram três palestras abertas ao público realizadas com a arrecadação dos fundos, com o neuropediatra do Rio de Janeiro Caio Abujadi, conhecido em todo Brasil, que falou sobre funcionamento do cérebro da criança com autismo, a fonoaudióloga Cláudia Toti e a terapeuta ocupacional com certificação internacional em Integração sensorial, Erika Santos.

Os organizadores alertaram que a concentração para caminhada terá início a partir das 8h. Após saírem da praça, os participantes passarão pelas avenidas Capitão Neco, Nesrala Rubez, Major Novaes, retornando para praça Antero Neves Arantes.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?