Câmara de Cruzeiro aprova criação de espaço para manobras de motos
Proposta de implantação da “Rua do Grau” recebe aval unanime; projeto é encaminhado para a análise do prefeito
Lucas Oliveira
Cruzeiro
A Câmara de Cruzeiro aprovou, na noite da última segunda-feira (26), um projeto legislativo que propõe a criação de um espaço que permita ciclistas e motociclistas a realizarem o “grau”, manobra que consiste em empinar o veículo. Apresentado pelo vereador Diego Miranda (Novo), a proposta teve aceitação unânime.
O texto solicita que a Prefeitura reconheça e regulamente a modalidade esportiva Wheeling, popularmente conhecida como grau. O parlamentar sugere que se reserve uma via asfaltada da cidade, ao menos uma vez por semana, em algum período do dia, para que os ciclistas e motociclistas possam realizar as manobras radicais.
Denominado “Rua do Grau”, o espaço seria escolhido pela equipe técnica da secretaria de Esportes, Cultura, Lazer e Juventude e obrigatoriamente contaria com a presença de equipes da secretaria de Segurança Pública e de Saúde, que teriam à disposição uma ambulância para socorrer os praticantes de Wheeling em caso de quedas. Além do uso de equipamentos de segurança, como capacete e luva, os motociclistas seriam obrigados a apresentar aos servidores municipais a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e o comprovante de pagamento do IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor).
Na parte final do projeto, Miranda ressalta que a prática do Wheeling seria permitida apenas na “Rua do Grau”, sendo que os motociclistas flagrados realizando as manobras em qualquer outro ponto da cidade seguiriam sendo penalizados de acordo com as normas do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), que considera o “grau” como infração gravíssima e determina que o condutor tenha a CNH suspensa de 2 a 8 meses.
Procurado pela reportagem do Jornal Atos, o autor do projeto revelou que a ideia surgiu a partir de conversas que teve com representantes de um grupo de motociclistas, que conta com cerca de cem integrantes, que relataram a ausência de um lugar regulamentado, adequado e seguro para a prática do Wheeling em Cruzeiro.
“Nossa expectativa é que a regulamentação do Wheeling e a criação de um lugar apropriado para sua prática contribua consideravelmente para a redução do número de jovens que se arriscam pelas vias da cidade fazendo manobras. Medidas como essa foram implementadas em Curitiba-PR e em São Paulo, que reserva aos domingos um trecho da tradicional Avenida Paulista para os esportistas”.
Após o aval da Câmara, o projeto de Miranda foi encaminhado para apreciação do prefeito Thales Gabriel Fonseca (PSD), que terá 15 dias para sancioná-lo ou reprová-lo.