Câmara aprova polo para atividades ferroviárias em Cruzeiro

Proposta por centro de alta tecnologia deve abrigar instituições de ensino e pesquisa

Trecho da ferrovia de Cruzeiro que segue desativada; projetos tentam revitalizar sistema e implantar centro de estudos para o setor (Foto: Andreah Martins)
Trecho da ferrovia de Cruzeiro que segue desativada; projetos tentam revitalizar sistema e implantar centro de estudos para o setor (Foto: Andreah Martins)

Maria Fernanda Rezende
Cruzeiro

Um projeto de lei de autoria do vereador Sergio Antônio dos Santos (PRB), que cria na cidade o “Polo de Alta Tecnologia Ferroviária de Cruzeiro”, foi aprovado na última sessão de Câmara. De acordo com o texto original, a ideia é implantar um complexo institucional e físico de utilidade pública e interesse social, destinado a abrigar instituições públicas e privadas voltadas para o desenvolvimento de pesquisas, tecnologias, ensino e produção industrial, com o intuito de estimular o progresso tecnológico e sustentável das atividades ferroviárias na região.

Com o polo, o vereador espera que o sistema conte com um espaço para contribuir para o planejamento estratégico regional e que possa estimular o desenvolvimento tecnológico e sustentável das atividades ferroviárias.

O Polo deverá ser instalado em imóvel pertencente ao parque ferroviário do município, a ser indicado pelo governo municipal, e será dirigido por um conselho gestor com membros indicados pela Prefeitura, parceiros público-privados, antigos ferroviários, ferroviários em exercício e voluntários que apoiam a identidade ferroviária do município.

História – Cruzeiro cresceu juntamente com as obras da Rede Ferroviária Federal. A Estação Ferroviária Central de Cruzeiro foi inaugurada em 1885. Devido à localização, o município recebia um grande fluxo de pessoas dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. O comércio da cidade passou a se desenvolver junto com a indústria de vagões, a FNV (Fábrica Nacional de Vagões).

O tráfego para o transporte de passageiros na ferrovia operou até a década de 1970 na cidade. Mais de vinte anos depois, em 1996, Cruzeiro reativou a linha férrea com vocação turística, mas o serviço foi interrompido em 2001. Atualmente, no pátio ferroviário funciona apenas uma oficina da empresa MRS Logística.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?