Após quatro meses, Câmara aprova Plano de Carreira do servidor de Cruzeiro

Sindicato diz que plano não prevê ganho real para o servidor; funcionários do Legislativo também tem plano aprovado

Servidor municipal em trabalho nas ruas de Cruzeiro; plano de carreira foi aprovado na Câmara (Foto: Arquivo Atos)

Andréa Moroni
Cruzeiro

Depois de quatro meses do envio da proposta, a Câmara de Cruzeiro aprovou, na última quarta-feira (22), por unanimidade, o projeto do Executivo que cria o Plano de Carreira dos Servidores Municipais. A proposta foi encaminhada em outubro do ano passado e, desde então, era discutida por uma comissão formada por vereadores, sindicalistas, servidores e Prefeitura.

Segundo o vice-presidente da Câmara, Paulo Filipe Almeida (Democratas), desde a apresentação do projeto foram realizadas três reuniões para a discussão da proposta. “O projeto só foi votado agora pois tinham discussões em andamento com os funcionários públicos, secretaria de Administração.  Participaram de reuniões o presidente do Sindicato, Júlio César, o advogado do Sindicato, Dr. Pedro de Toledo Gandra Tavares, representantes da associação dos servidores municipais, da Prefeitura e da Câmara”.

Entre os assuntos discutidos estavam os aspectos legais, formas de projeção, tabela de progressão, criação, extinção e atribuição de cargos, viabilidade de implantação e manutenção, espaço aberto para dúvidas e sugestões. “Depois desses encontros foi enviado para o Executivo uma proposta com sugestões de mudanças no texto, que foram analisadas e foi encaminhado um projeto substitutivo com as alterações para ser votado”, explicou Almeida.

O Plano de Carreira oferece incentivo de capacitação aos servidores com possibilidade de reajuste gradativo de seus vencimentos. Entre outras medidas, o projeto vai readequar a tabela salarial da prefeitura e fará com que o novo piso salarial seja de R$ 1.450.

Além disso, o Plano de Carreira, defini atribuições de cargos, e pretende valorizar e modernizar todo o sistema funcional na Prefeitura.

Sindicato – O presidente do Sindicato dos Servidores, Júlio César afirmou que não é contrário ao Plano de Carreira, mas que o projeto não atende todas as necessidades do funcionalismo. “Nós participamos de apenas uma reunião na Câmara para ter conhecimento do projeto enviado. A proposta não é ruim, mas sugerimos uma alteração na questão do reajuste anual da categoria. O plano prevê reposição apenas da inflação sem reajuste real. Isso daqui 5 ou 10 anos achata o salário. Nós fizemos a proposta que o reajuste fosse indexado ao percentual de arrecadação do município do ano anterior, mas a sugestão não foi aprovada”.

Câmara – Na sessão de quarta-feira também foi aprovado o reajuste para os servidores do Legislativo. Aprovado por unanimidade, o projeto previa aumento de 7,32% nos vencimentos, sendo 5,74% referente a inflação e 1,59% de reajuste salarial.

Também foi aprovado o aumento do Vale Refeição para os funcionários da Câmara, que passará para R$ 650. “A Casa tem esse fôlego financeiro para pagar esse valor e, por isso, nada mais justo que valorizar nossos servidores”, afirmou o vereador.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?