Pais denunciam falta de carne em merenda escolar de Cachoeira

Alimento estaria há duas semanas fora do cardápio; Prefeitura afirma que problema foi solucionado

Saída da creche "Jairo Gomes Ramos", localizada na Margem Esquerda; falta de carne na merenda irrita pais (Foto: Lucas Barbosa)
Saída da creche “Jairo Gomes Ramos”, localizada na Margem Esquerda; falta de carne na merenda irrita pais (Foto: Lucas Barbosa)

Lucas Barbosa
Cachoeira Paulista

Pais de alunos matriculados em creches e escolas municipais de Cachoeira Paulista acusam a Prefeitura de fornecer merendas que não seguem o cardápio estabelecido por nutricionistas. De acordo com os reclamantes, há mais de duas semanas, não é oferecida carnes aos estudantes.

De acordo com a Política Nacional de Alimentação e Nutrição, estabelecida pelo Ministério da Saúde, a qualidade da merenda escolar está proporcionalmente ligada ao crescimento da capacidade de aprendizagem e rendimento escolar dos alunos.

O documento também ressalta que a infância é um período onde as necessidades nutricionais estão aumentando e devem ser supridas de forma adequada para garantir que as crianças não tenham problemas em seu desenvolvimento motor e intelectual.

Desde a última semana, moradores de Cachoeira Paulista vem utilizando as redes sociais para protestarem contra problemas relacionados à merenda escolar.

De acordo com a aposentada Maria Lúcia de Oliveira, 61 anos, que possui um neto matriculado na creche municipal Jairo Gomes Ramos, localizada na Margem Esquerda, há quase duas semanas os alunos enfrentam problemas em relação às refeições fornecidas pela Prefeitura. “Já faz quase 15 dias que não vem carne na merenda. Isso preocupa, porque todo mundo sabe que a carne é importante para as crianças ficarem bem alimentadas. Graças à Deus nossa família não tem uma condição financeira tão ruim, mas para muitas crianças a merenda é a melhor refeição do dia”.

Uma moradora do Embauzinho, que pediu para não ser identificada, afirmou que na escola municipal Maria Zélia Freitas Lorena, além de carne os estudantes sofrem com a falta de outros alimentos. “Já faz mais de duas semanas, que meus filhos e as outras crianças não recebem sequer uma fruta. A gente fica desanimado com isso, porque todas as creches e a maioria das escolas estão sem carne. É revoltante esta situação e a Prefeitura não dá sequer uma satisfação para os pais e alunos”.

Resposta – Em nota oficial, a Prefeitura de Cachoeira Paulista afirmou que houve atraso na entrega das carnes pelo fornecedor e que atualmente a situação se encontra normalizada. A nota ressaltou que não houve prejuízo nutricional aos alunos, pois foi feita a substituição da carne bovina por frango.

A Prefeitura enfatizou que o cardápio servido aos alunos da rede municipal é formulado por nutricionistas, que estão sempre atentos ao correto equilíbrio alimentar dos estudantes.
Em relação as queixas referentes a distribuição de frutas, a Prefeitura negou que houve paralisação no fornecimento.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?