Mineiro (MDB) vence eleição em Cachoeira e desbanca grupo de Edson Mota
Candidato do PMDB recebeu 7.890 votos; governo promete choque de gestão para recuperação da saúde

Thales Siqueira
Cachoeira Paulista
Antônio Carlos Mineiro (MDB) foi eleito, neste domingo (15) prefeito de Cachoeira Paulista para os próximos quatro anos. Ele teve 7.890 votos, o que corresponde a 47% dos votos válidos, contra 6.258 (37,28%) de João Bosco Torrada (PSB).
Apesar da campanha ter sido intensa nas últimas semanas com áudios vazados, ataques e confusões entre as equipes de candidaturas opostas, a eleição foi tranquila durante todo o dia.
Segundo Diego Diniz, chefe do Cartório Eleitoral e o Sargento João Alves, que estava no comando da Polícia Militar, nenhuma urna apresentou problemas e precisou ser trocada. Também não foram registradas ocorrências em relação a crimes eleitorais.
Maior colégio eleitoral de Cachoeira Paulista, a escola Doutor Evangelista Rodrigues (Grupão), com 4.012 eleitores não houve nenhuma aglomeração e desrespeito às normas preventivas contra o novo coronavírus.
Disputaram também o cargo Elbon Fontes (PROS) que obteve 1.023 (6,09%), Dadá Diogo (PODE), com 5,37% dos votos (902), e Domingos Geraldo (PSDB) com 4,25% (713).
O município tem 33.581 habitantes e nesse ano 25.479 eleitores estavam aptos a irem às urnas. De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) houve uma taxa de crescimento de 2% em relação à disputa eleitoral de 2016, que eram 24.971 votantes aptos.
Uma curiosidade na eleição de Cachoeira é que dos mais de 25 mil eleitores aptos, aproximadamente 53% do eleitorado da cidade é composto por mulheres.
Foram computados 18.415votos nesse pleito, sendo 651 brancos (3,54%) e 978 nulos (5,31%). As abstenções foram 27,72% (7.064). A soma de brancos, nulos e abstenções é de 8.693, ou 34,12% dos aptos a votar.
Mineiro, de 58 anos, é natural de Piquete, divorciado e empresário, dono de uma funerária na cidade.
O prefeito eleito afirmou, assim como durante toda a sua campanha, que a saúde virá em primeiro lugar no seu mandato. Algumas das propostas do plano de governo do Mineiro é trazer melhorias para a saúde de Cachoeira Paulista, como fazer funcionar novamente a maternidade, a UTI e o centro cirúrgico, além de melhorar e reformar a estrutura dos postos de saúde. A criação de uma farmácia de manipulação municipal também está em seus planos. “Nós trabalhamos bastante, bastante pra isso, e eu acho que Cachoeira vai ganhar muito. Cachoeira vai ganhar, nós vamos fazer uma equipe técnica e vamos colocar Cachoeira no caminho certo”, frisou Mineiro.