Ícone da comunidade católica no país, Monsenhor Jonas Abib morre aos 85 anos

Fundador da Comunidade Canção Nova e líder da Renovação Carismática, sacerdote enfrentava câncer a um ano e sete meses

Monsenhor Jonas Abib, fundador da Canção Nova, que faleceu na ultima noite de segunda-feira (Foto: Reprodução)

Da Redação
RMVale

Uma das principais personalidades do movimento religioso no Brasil, o Monsenhor Jonas Abib, morreu na noite desta segunda-feira (12), em Cachoeira Paulista. Internado desde outubro, o fundador da Comunidade Canção Nova, lutava, desde maio de 2021, contra o mieloma, um tipo de câncer, e apresentava quadro de pneumonia.

Nos últimos meses, o religioso de 85 anos esteve internado por diversas vezes na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo). Seu estado era acompanhado por fieis da Igreja Católica e membros da Comunidade Canção Nova.

De acordo com nota da CCN, o quadro de saúde teve complicações depois da realização de uma jejunostomia (procedimento para colocação de uma sonda flexível de alimentação, inserida diretamente no intestino delgado, por um orifício no abdômen), em um hospital de São Paulo, onde o religioso estava internado desde de outubro.

A equipe médica destacou que a jejunostomia foi realizada na tentativa de controlar a pneumonia, cada vez mais frequentes nas últimas semanas. Ele deixou o hospital na última quinta (8).

O velório do Monsenhor Jonas Abib, teve início nesta terça-feira (13) e deve continuar pelos próximos três dias, no Centro de Evangelização da instituição religiosa até a próxima quinta-feira (15), quando o corpo do religioso será encaminhado para o funeral no Santuário do Pai das Misericórdias.

Um religioso – Como sua grande obra, a Comunidade Canção Nova é a marca que fez do Monsenhor Jonas Abib reconhecido em vários países.  Nascido em Elias Fausto – SP, em 21 de dezembro de 1936, o sacerdote tem origem multirracial, sendo o pai de família sírio-libanesa e a mãe com ascendência italiana. Ele passou a morar em São Paulo ainda criança, quando iniciou sua vida religiosa, no curso de primeiro grau no Colégio Padre Moye, dirigido pelas Irmãs da Providência de Gap.

Em 1950, aos 13 anos, foi transferido para o seminário salesiano do Colégio São Manoel, em Lavrinhas e, nos anos seguintes, estudou colégios católicos de Lorena e Pindamonhangaba.

Foi ordenado sacerdote em 1964. Se dedicou ao trabalho com jovens e teve grande projeção com a atuação, ainda no início da década de 1970, nas atividades da Renovação Carismática Católica. Por meio deste caminho, fundou em 1978 a Comunidade Canção Nova, com foco na evangelização, por meio da comunicação social.

Décadas depois, a Canção Nova se tornou marco da comunicação religiosa, com emissoras de rádio, TV e portal de notícias online, que, junto à estrutura para eventos em Cachoeira, mobiliza milhares de fiéis.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?