Fim de estoque emperra vacinação entre 50 e 59 anos em Cachoeira

Ainda não há uma previsão para o recebimento de novos imunizantes; solicitação foi encaminhada ao Estado

Momento do início da vacinação em Cachoeira Paulista; cidade aguarda a chegada de mais doses (Foto: Reprodução PMC)

Thales Siqueira
Cachoeira Paulista 

Iniciada na manhã da última quarta-feira (16), a vacinação contra a Covid-19 da população com idade entre 50 e 59 anos sem comorbidades foi paralisada pela secretaria de Saúde antes do final da tarde, quando as doses haviam se esgotado. Apesar de uma solicitação já ter sido enviada ao Estado pedindo mais vacinas, ainda não há uma data para chegar uma nova remessa.

A Prefeitura optou por um fracionamento dos horários para a vacinação com o objetivo de evitar filas e aglomerações no posto de imunização localizado na Rodoviária. As pessoas com idade entre 50 e 54 anos iriam receber a primeira dose das 8h às 11h. Já o grupo de pessoas de 55 a 59 anos, das 13h às 16h. Mesmo com a divulgação, um grupo de moradores alegou não ter conhecimento dessa informação e procurou o atendimento no período da manhã. Quem passava pelo local flagrou filas e aglomerações.

No domingo (13), o governador João Doria (PSDB) anunciou em coletiva no Palácio dos Bandeirantes a antecipação do cronograma de vacinação contra a Covid-19 no estado de São Paulo. As imunizações foram antecipadas em trinta dias. A data de vacinação do grupo de 50 a 59 anos ficou para os dias 16 e 22 de junho.

Segundo o secretário de Saúde, Gabriel Tadeu Rodrigues, a cidade recebeu apenas 665 doses e que já solicitou novas doses ao Estado através da GVE/DRS, mas ainda não obteve um retorno. “O Governo ainda não sinalizou nada. O marketing deles foi bom, mas as vacinas não chegaram na sua totalidade. Recebemos somente 665 doses”.

Assim como outros cachoeirenses pertencentes ao grupo do período da tarde, a aposentada Cleide Estevam chegou ao posto de imunização e foi informada do fim da distribuição das senhas. Ela contou que chegou ao local, por volta das 13h, e já havia uma longa fila, com vinte pessoas à sua frente. O funcionário informou que já havia distribuído 250 senhas e que havia acabado.

A informação dada foi que a professora deveria voltar no dia seguinte para se vacinar, mas no final da tarde se deparou com uma publicação nas redes sociais da secretaria de Saúde informando o esgotamento das doses. “Isso já havia acontecido com o pessoal da parte da manhã. Eles já haviam distribuído as senhas para o pessoal da tarde”, frisou Cleide.

A reportagem do Jornal Atos entrou em contato com a secretaria de Saúde para averiguar se já existe uma previsão para que o Município receba novas doses. De acordo com a Prefeitura, ainda não há uma data certa para a retomada.

Os demais grupos seguem com a vacinação normalmente. A ação segue para primeira dose de idosos acima de 70 anos, idosos entre 60 à 62 anos, pessoas com comorbidade de 18 à 59 anos, portadores de síndrome de down, grávidas em qualquer idade gestacional, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência permanente entre 18 a 59 anos e trabalhadores da educação. Além da segunda dose da CoronaVac e segunda dose da Astrazeneca/Oxford para idosos e profissionais de saúde.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?