Câmara ataca João Luiz, após cidade ser apontada pelo TCE como fracasso

Cachoeira registra pior Índice de Efetividade de Gestão da região

Aurelio da Farmacia x João Luiz
O prefeito João Luiz, em uma de suas participações na Câmara Municipal; presidente Aurélio da Farmácia engrossa o coro com vereadores que cobram resposta da administração pública (Foto: Arquivo Atos)

Lucas Barbosa
Cachoeira Paulista

Mergulhada em uma crise administrativa, principalmente na área da saúde, a gestão do prefeito de Cachoeira Paulista, João Luiz (PSB), segue sendo ‘metralhada’ por vereadores oposicionistas. O racha entre Executivo e Legislativo, ficou ainda mais evidente após o município ter obtido a pior média da região no IEGM (Índice de Efetividade de Gestão Municipal), divulgada recentemente pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado).

No início do mês, o Tribunal de Contas revelou o resultado de um levantamento que avalia a efetividade das políticas e atividades públicas desenvolvidas pelos gestores das 644 prefeituras paulistas.

O principal objetivo do estudo é verificar a qualidade dos gastos e investimentos realizados nos municípios. O índice é composto por sete indicadores: Educação, Saúde, Planejamento, Fiscal, Proteção ao Meio Ambiente, Cidadania e Tecnologia da Informação.

As notas são divididas em faixas de qualificação sendo: A (Altamente Efetiva), B+ (Muito Efetiva), B (Efetiva), C+ (Em Fase de Adequação) e C (Baixo Nível de Adequação). A atual gestão municipal não obteve nenhuma nota A.
A cidade teve nota geral C+, que corresponde a avalição ‘Em Fase de Adequação’, resultado inferior a Areias, Canas, Guaratinguetá Cruzeiro, Cunha, Queluz, Bananal, Lorena, Piquete e São José do Barreiro.

Na última sessão, o vereador Breno Anaya (PSC) levou o assunto à Tribuna e disparou uma série de criticas a gestão de João Luiz.
“Cachoeira, de forma vergonhosa, foi apontada como tendo pior gestão do Vale do Paraíba. Isso a Prefeitura não faz questão de divulgar. Temos saúde precária, educação um caos e as outras áreas também vão muito mal. Se um órgão tão importante como o Tribunal de Contas aponta que a cidade está sem planejamento e acesso ao cidadão, demonstra a situação deplorável que estamos”.

O presidente da Câmara, Aurélio da Farmácia (PMN), também não poupou criticas à administração de João Luiz. “É um absurdo uma cidade tão importante quanto Cachoeira ter um índice de gestão ridículo como este. Quando assumiu a Prefeitura, ele prometeu mudar o rumo da cidade, mas infelizmente ficou só dando desculpas e culpando a gestão anterior. A Câmara tentou o orientar e alertar diversas vezes, mas ele nunca nos ouviu”.

Resposta – O Jornal Atos encaminhou uma série de questionamentos à Prefeitura, mas até o fechamento desta edição nenhuma resposta foi enviada.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?