Atendendo lei federal, Cachoeira implanta dois ecopontos

Espaços recebem lâmpadas, pilhas e restos de celular; ação municipal conta com parceria com empresas

Cerimônia com representantes da prefeitura de Cachoeira, que inaugurou dois ecopontos para descarte correto de lixo na cidade (Foto: Divulgação PMCP)

Da Redação
Cachoeira Paulista

A Prefeitura de Cachoeira Paulista implantou na última semana dois ecopontos para o recolhimento de lâmpadas, pilhas e baterias e carregadores de aparelhos celulares. Além de atender a uma lei federal, a iniciativa tenta evitar o descarte irregular desses tipos de materiais, que possuem componentes capazes de contaminarem o solo e a água.

Contando com as presenças do prefeito, Antônio Carlos Mineiro (MDB), e do diretor de Meio Ambiente, Willinilton Portugal, a cerimônia de inauguração dos espaços de recolhimento foi realizada na tarde da última quarta-feira (21). O evento foi promovido no Ecoponto 1, instalado no Centro Cultural Gertrudes Shubert dos Santos, que fica na avenida Coronel Domiciano, nº12, na região central da cidade.

Na ocasião, Portugal explicou que a melhoria atende à lei federal nº 12.305, que instituiu em 2010 a Política Nacional de Resíduos Sólidos. “Essa novidade demonstra que Cachoeira vem evoluindo em suas políticas públicas ambientais, indo de encontro com a recomendação legal. Além de evitar que esses materiais acabem descartados indevidamente em terrenos e rios, a criação de ecopontos facilitará a captação e o posterior processo de reciclagem. É importante ressaltar que esses locais receberão apenas os resíduos da população e não de empresas”.

De acordo com diretor de Meio Ambiente, a melhoria foi viabilizada através de uma parceria entre o Município e as empresas Cerâmica Lara, sediada em Cachoeira, e Bulbless, de São José dos Campos. Enquanto a primeira, foi a responsável por confeccionar as caixas especiais que receberão os materiais, a outra ficará encarregada de coletá-los e dar o seu devido destino.

Também funcionando de segunda a sexta-feira das 9h às 16h, o Ecoponto 2 fica no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), localizado na Rodoviária Nova na rua José Silveira Mendes, no bairro Jardim Primavera.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?