Zona azul tem alterações e gratuidade gera atrito entre Prefeitura e Câmara em Aparecida

Secretário de Trânsito garante que isenção a idosos e deficientes continua, mas Jurídico analisa sistema

Trecho que conta com vagas da zona azul, em Aparecida; mudanças anunciadas contam com polêmica entre poderes (Foto: Arquivo Atos)
Trecho que conta com vagas da zona azul, em Aparecida; mudanças anunciadas contam com polêmica entre poderes (Foto: Arquivo Atos)

Rafael Rodrigues
Aparecida

A zona azul de Aparecida passa por mudanças com alteração, retirada e a inclusão ruas no sistema de cobrança para o estacionamentos rotativo. De acordo com a Prefeitura, a mudança foi discutida com os vereadores.

Para o secretário de Segurança Pública e Trânsito de Aparecida, Marcelo Monteiro, a medida se tornou necessária já que não são poucas as ruas que são alvos de reclamação de motoristas, que alegam falta de vagas para estacionamento.

De acordo com Monteiro, a rua Coronel Rodrigo, uma travessa da avenida do Rio Branco, no Centro de Aparecida, será excluída do sistema de zona azul. O motivo é que a via possuí apenas residências. Nem mesmo a fiscalização é feita no local nos últimos meses.

Em contrapartida, a zona azul ganhará mais trinta vagas de estacionamento, sendo que 16 na rua Vicente Pasin, no bairro Santa Rita, e outras 14 na rua Aristides de Andrade, que dá continuidade à Colombano Teixeira, próximas à rodoviária.

Outra mudança anunciada pela Prefeitura é o tempo de estacionamento permitido na zona azul. Atualmente o motorista poderia pagar por até duas horas seguidas nas vagas. O tempo aumentou para quatro horas. A justificativa é atender as necessidades dos romeiros, que segundo o departamento de Trânsito, precisam de mais tempo para visitarem a cidade. As quatro horas permitidas terão custo de R$ 8.

Isenção – Idosos e pessoas com deficiência tem duas horas gratuita no estacionamento. A medida atende emenda parlamentar, mas o benefício não agradou o Executivo. A proposta chegou a ser vetada pelo prefeito Ernaldo Cesar Marcondes (MDB), mas os parlamentares derrubaram o veto, mantendo a isenção.

Monteiro confirmou que o benefício para idosos e pessoas com deficiência ainda estão em vigor, mas destacou que o departamento Jurídico da Prefeitura analisa a constitucionalidade da emenda, já que no contrato com a empresa que administra a zona azul não há nenhuma cláusula que determine o benefício.

Para o secretário, a isenção de duas horas de estacionamento pode atrapalhar a fiscalização, já que o beneficiário poderá sair da vaga, voltar em seguida e continuar sem a cobrança.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?