Vereadores votam pedido de cassação de Ernaldo Marcondes nesta quinta-feira

Prefeito afastado passa por julgamento na Câmara, após relatório da CPI que apurou aquisição de kits escolares; sobrinho é substituído na votação

O prefeito afastado Ernaldo Marcondes, que responde por compras ilegais de kits para Educação (Foto: Arquivo Atos)
O prefeito afastado Ernado Cesar Marcondes que deve ter cassação de mandato votada nesta quinta-feira (Foto: Arquivo Atos)

Leandro Oliveira
Aparecida

A Câmara de Aparecida vota nesta quinta-feira o processo que pode terminar com a cassação do mandato do prefeito afastado, Ernaldo César Marcondes (MDB). A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) investigou a aquisição de kits escolares de 2015, na época em que o acusado estava à frente do Executivo.

Hoje prefeito, Marcondes era vice de Márcio Siqueira (PSDB), que estava afastado da Prefeitura naquele ano. O relator do processo, o vereador José Reis, o Dudu (PR), deu parecer favorável pelo pedido de cassação do prefeito afastado. O presidente da Comissão, Carlos Alexandre Rangel, o Xande (PSD), acompanhou o voto de Dudu. O terceiro membro julgador da CPI é o vereador Adilson Boi na Brasa (MDB), mesmo partido de Marcondes, e foi contra o prosseguimento da CPI.

A votação será realizada sem a realização de oitivas do investigado e das testemunhas. Em novembro, Xande confirmou que Marcondes não foi localizado para receber oficialmente a notificação para convocação das oitivas. As testemunhas foram encontradas, mas sem a presença do prefeito afastado, o presidente da CPI decidiu cancelar as oitivas e notificar a defesa do emedebista.

Para cassar o mandato de Ernaldo César Marcondes, a Câmara de Aparecida precisa de seis dos nove votos na próxima quinta. Ao menos cinco vereadores acenam com a possibilidade de votar a favor da cassação, segundo informações de bastidores. A Comissão investigadora pediu a substituição de Marcelo Marcondes (PV), vereador e sobrinho de Ernaldo, sob a alegação de vínculo familiar do parlamentar com o investigado.

Marcelo foi procurado para responder sobre o afastamento temporário e sobre qual suplente poderia tomar seu lugar na Casa para a votação, mas ele não respondeu até o fechamento desta edição.

O diretor-geral da Câmara, José Geraldo de Souza, confirmou que o primeiro suplente da coligação, Glauber Camilo Barbosa (PPS), substituirá Marcelo Marcondes na votação.

A CPI aguarda ainda a notificação da defesa de Ernaldo Marcondes. A votação foi confirmada para às 18h desta quinta-feira, na Câmara. Desde sua abertura até sua conclusão, a Comissão apurou a compra dos materiais escolares e o processo respondido pelo prefeito afastado na Justiça, durante três meses.

 

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?