Santa Casa de Aparecida retoma cirurgia eletivas após paralisação de cinco meses devido à pandemia

Operações estavam suspensas desde março, quando o Governo recomendou a suspensão de cirurgias sem urgência

Santa Casa de Aparecida retomou cirurgias eletivas e busca diminuir a fila de espera com 500 pacientes (Foto: Marcelo A. dos Santos)

Marcelo Augusto dos Santos
Aparecida

As cirurgias eletivas na Santa Casa de Aparecida voltaram a ser realizadas após cinco meses paralisado. Neste período, os espaços utilizados para o atendimento foram transformados em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para casos do contaminação pelo novo coronavírus no município.

Em março, o Governo do Estado de São Paulo recomendou a suspensão de cirurgias sem urgência.

A informação foi confirmada pelo administrador da unidade, Frei Bartolomeu Schultz, que revelou que às áreas retomadas foram de ginecologia, otorrino e clínico geral. “A princípio, nós estamos com essas três. Ortopedia não deixamos de fazer em nenhum momento, porque quando chega alguma situação mais grave no Pronto Socorro, a gente atende normalmente”, informou.

Antes da paralisação, a Santa Casa fazia uma média de cinquenta cirurgias por semana, mas com a retomada, em meio à pandemia, a expectativa é para 12 operações. A unidade apresenta uma fila de espera de quinhentos pacientes, todos do SUS (Sistema Único de Saúde).

Em outubro novos setores serão liberados como as vasculares, oculares e urologia, mas em caso de um aumento de novos casos de Covid-19, o atendimento deve ser cancelado mais uma vez, para obter leitos para o tratamento dos infectados. “Se a questão da Covid continuar a se agravar e começar a ter novas complicação, a gente infelizmente precisa cancelar as cirurgias. Não é nossa intenção, mas vai depender do comportamento do vírus”, explicou Schultz, que espera pela redução na fila de espera por cirurgias, com até duzentos procedimentos.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?